Baterias não explodem porque querem (atualizado)

Está começando no vapor e precisa de ajuda? Aqui é seu lugar!
Avatar do usuário
Vaporaqui
 
 
Mensagens: 484
Registrado em: Qui Jan 05, 2017 2:42 am
Contato:

Baterias não explodem porque querem (atualizado)

Mensagem por Vaporaqui »

Imagem

Cigarro eletrônico pode explodir?
Você já deve ter visto alguma notícias sobre um cigarro eletrônico que “explodiu”, normalmente em um daqueles tabloides sensacionalistas falando sobre um adolescente americano que teve o rosto explodido, mostrando cortes, queimaduras, alguns dentes faltando e tudo muito terrível certo? Se ainda não viu, saiba que eventualmente isso aparece na mídia.

Antes de achar que os cigarros eletrônicos são perigosos, é preciso entender que o motivo desses acidentes são as baterias utilizadas nos aparelhos, não os aparelhos em si. Se esse tipo de bateria fosse usada em rádios de pilha, os acidentes seriam os mesmos, teríamos velhinhos pegando fogo em dia de jogo de futebol.

Problemas de fábrica são raríssimos, se explodiu, estatisticamente, a culpa é sua. Sim, sua.

E explodir não é a única preocupação, se vazar líquido corrosivo seguido de fogo não for muito incômodo para você, então não há nada com que se preocupar. Mas isso não acontece do nada, existem motivos reais e facílimos de evitar, portanto está na hora de saber o que fazer (e principalmente o que NÃO fazer) para ficar livre de acidentes (ou pelo menos extremamente bem protegido).

Baterias usadas nos cigarros eletrônicos
Imagem
Os códigos das baterias definem suas dimensões

Os modelos de baterias mais utilizadas são chamadas de 18650 devido às suas dimensões. Normalmente os ecigs podem utilizar 1, 2 ou até 3 baterias para maior potência ou autonomia. As baterias mais indicadas até o momento de publicação desta matéria são Samsung 25R, as Sony VTC 4 ou VTC 5 e a LG HG2 também conhecida como LG Chocolate, mostradas respectivamente nas fotos abaixo:
Imagem
Imagem
Imagem

As principais características das baterias são:
  • A quantidade de “mah” que significa miliampere-hora, definindo sua autonomia;
  • A corrente máxima contínua que a bateria pode suportar, medida em “A” de amperes, que significa o quanto de energia a bateria consegue enviar ao apaho quando acionado sem parar;
  • Sua voltagem que possui três valores, o mínimo, o nominal e o máximo. Normalmente as baterias carregam até 4.2V, possuem carga nominal de 3.6V e abaixo disso são consideradas pelo dispositivo como “esgotadas” necessitando carregamento. Abaixo dos 2.5V normalmente as baterias “morrem” e não conseguem ser recarregadas e se conseguem, não devem mais ser consideradas seguras;
Pegando um exemplo prático, temos a Samsung 25R que é uma bateria de 2500mah, com corrente máxima contínua indicada de 20A e 4.2V quando carregada, com 3.6V quando descarregada, sendo sua voltagem mínima de 2.5V.

Os principais motivos de acidentes
Imagem
Isso um dia foi uma bateria

Baterias de má qualidade
Não compre qualquer coisa. Os modelos indicados o são pois possuem as características necessárias que os aparelhos vão exigir. Jamais use baterias compradas em camelôs, baterias de lanterna, baterias de marcas desconhecidas ou sem marca. Tenha certeza da procedência das baterias que compra para evitar falsificações. Se o preço for barato demais, não há milagre, a chance de ser falsa é grande.

Carregar ou descarregar baterias além do limite
Este problema é mais comum em mods mecânicos, pois estes não possuem mecanismos de segurança. Carregar ou descarregar baterias além do limite é menos comum hoje em dia pois todo mod regulado possui proteções contra este tipo de problema ao carregar as baterias. Apesar disso indicamos a compra de um carregador decente, preferencialmente que informe as medições enquanto está carregando (com telas de LCD). Nestes casos, se for barato, provavelmente será ruim (existe um limite em que se pode baratear boa tecnologia).

Não compre carregadores chineses ou de marcas desconhecidas, indicamos Efest, Nitecore e Fênix. Não economize nos freios de um carro, um dia você vai precisar deles.

Deixar baterias soltas em bolsos e bolsas ou expostas ao calor
Baterias soltas em bolsos, bolsas, mochilas, etc, ao entrar em contato com metais vão fechar circuito e lhe causar uma bela surpresa, daquela dolorosa e que possivelmente deixa marcas.

Além disso, jamais deixe seu aparelho ou mesmo as baterias em locais quentes como dentro do carro exposto ao sol, o que infelizmente é um erro bem comum e existem vários casos comprovados de acidentes por causa disso.

Baterias desencapadas e sem proteção
As baterias possuem um plástico de proteção em volta do seu corpo, isolando-o de contato externo. O pólo positivo e o negativo ficam nas extremidades e são as únicas coisas que devem estar expostas, pois são elas que entrarão em contato com as partes de metal dos aparelhos e assim fecharão um circuito e puxarão carga, fazendo tudo funcionar.

Qualquer outra parte exposta é ruim, muito ruim, pois permite que circuitos sejam fechados sem querer, por partes internas dos aparelhos ou até por objetos externos que acabem encostando nas baterias.

Com o tempo, à medida que as baterias são inseridas e retiradas dos aparelhos com certa frequencia, a tendência é que a proteção descasque, tenha pequenos rasgos e até acabe saindo.

Sempre mantenha suas baterias devidamente encapadas. Caso elas estejam perdendo a proteção, é fácil e barato comprar material próprio para encapá-las novamente, chamado normalmente no mercado por “plástico termo-retrátil” e como o próprio nome já diz, ele encolhe e se retrai com o calor.

Para aplicá-lo basta descascar a bateria retirando toda a proteção antiga, envolvendo-a no novo plástico (que será mais largo que ela e ficará solto) e usando uma fonte de calor para o plástico se retrair e selar a bateria novamente. Normalmente para isso se usa um secador de cabelo, nada muito quente.

Na dúvida, muitas lojas de consertos de relógios e outros tipos de comércio trabalham com este serviço e é muito barato.

Mantenha a bateria fisicamente preservada
Evite quedas (se bem que não há remédio para os desastrados), jamais perfure ou amasse e ao menor sinal de aquecimento ou vazamento de líquido, coloque a bateria em um local isolado em que você possa deixar passar um tempo e se certificar que nada pior vai acontecer, passadas algumas boas horas, descarte-a em local apropriado, nada de lixo comum tampouco lixo reciclável, encaminhe ela a um empresa adequada (existem locais que recolhem este tipo de material, é só se informar).

Como funcionam baterias nos mods mecânicos (ou não regulados)

Imagem
Mod mecânico ou nada mais do que tubos de metal

Mods não regulados ou mecânicos são “aparelhos” (normalmente apenas tubos ou caixas de metal) que não possuem chip ou nenhum mecanismo de controle. Eles servem apenas como invólucro das baterias, fecham o circuito normalmente através de um botão de metal e mandam toda a carga disponível da bateria para o atomizador.

São menos comuns que os regulados, porém ainda podem ser achados para compra e sem qualquer aviso de cuidado especial, porém são estes os maiores responsáveis por acidentes.

Como não possuem proteção alguma, se utilizados com resistências muito baixas ou com baterias com baixa capacidade de corrente contínua podem lhe causar problemas.

Mods não regulados são indicados apenas para usuários experientes.
Para utilizá-los de forma segura é preciso usar a Lei de Ohms e calcular qual será a corrente utilizada pelo sistema dependendo da resistência instalada.

Em um exemplo prático e rápido, uma bateria com carga cheia de 4.2V utilizada com uma resistência de 0.5 ohms exigirá uma corrente contínua de aproximadamente 8 amperes.

Temos um artigo que fala com detalhes sobre a Lei de Ohms aqui.

Como funcionam baterias nos mods regulados
Imagem
Chip DNA 200 de um mod regulado

Diferente dos mods mecânicos, os mods regulados possuem mecanismos de proteção que impedem a maioria dos problemas.

Isso muda de modelo para modelo, porém a maioria das proteções são básicas e estão presentes em quase todos os aparelhos.

Alguns dos mecanismos de proteção são:
  • O dispositivo para de acionar após 10 segundos ininterruptos;
  • Proteção contra a instalação de baterias no sentido invertido;
  • Checagem de resistências muito baixas;
  • Controle de temperatura;
  • Verificação da carga das baterias, impedindo o acionamento quando a carga for muito baixa;
Por ter um chip que controla todo o sistema, cálculo da amperagem exigida é feito de forma diferente: Potência em watts ÷ carga da bateria em volts.

Em um exemplo prático ao utilizar um mod com apenas uma bateria, esta tendo uma carga de 3.6V, acionando a 50W, exigiremos um total de aproximadamente 14A, independente da resistência utilizada. Aqui há uma variação de 5% a 10% pela conversão feita pelo chip e pela resistência interna da bateria, dependendo da eficiência do chip do mod.

Isso funciona tanto em mods de baterias em série quanto em paralelo. Ambos fazem a mesma coisa, apenas de formas diferentes.

Em mods de baterias em série duas baterias funcionam como se fosse uma, somando as voltagens nominais (normalmente 3.6V) totalizando então 7,2V.

Em mods de baterias paralelas a voltagem nominal continua sendo 3.6V, porém a capacidade de mah é somada, assim como o limite em amperes. Duas baterias com voltagens nominais de 3.6V continuaram tendo apenas 3.6V, porém sua capacidade passará a ser de 5000 mah (2 x 2500mah) e 40A (2 x 20A).

Isso nos leva a outro ponto importante, o pareamento das baterias, também chamado de baterias casadas, como veremos a seguir.

Aparelhos com duas ou mais baterias precisam de baterias casadas

Imagem
Até que a morte as separe

Temos hoje mods que utilizam duas ou mais baterias. Estes aparelhos precisam ser usados com baterias casadas, ou seja, baterias que serão usadas sempre juntas até o final de suas vidas úteis.

O ideal é que sejam baterias compradas juntas, mesma marca e modelo, mesma capacidade e especificações técnicas, preferencialmente do mesmo lote e se possível uma fabricada depois da outra, o mais próximo possível de gêmeas perfeitas.

Além de tudo isso, elas precisam permanecer juntas o resto de sua vida útil, sendo carregadas juntas e utilizadas juntas. Se o seu aparelho usa baterias em série (provavelmente seja, é mais comum) elas também devem trocar as posições a cada nova utilização (direita/esquerda, esquerda/direita) inclusive é indicado trocar de posição também no carregador e não apenas no mod.

Mas por que tudo isso?

A resposta curta
Ao longo do tempo as baterias perdem sua força e caminham para sua derrocada final, mas elas precisam caminhar para o limbo de forma equivalente e isso não ocorre naturalmente porque a primeira bateria da série sempre é mais exigida do que as outras.

Para diminuir essa diferença é que existe o rodízio, tanto ao usá-las quanto ao carregá-las. Se você não controlar essa carga/descarga uma das baterias terá uma morte prematura, o que irá gerar um stress em todo o sistema e pode resultar naquela história de fogo na cara, dor e arrependimento.

A resposta longa
Baterias geram energia por um processo químico que ocorre dentro delas. Elas são feitas de células e cada uma possui um terminal positivo e um negativo mergulhados em uma solução eletrolítica. Quando você fecha circuito (“liga” elas) os íons se movimentam de um pólo ao outro gerando energia. O ato de “carregar” é simplesmente retornar esses íons ao local de origem deles, prontos para voltar a realizar o mesmo processo. À medida que o processo se repete várias vezes, um pouco dessa energia é perdida (pois nada dura para sempre) até que um dia a bateria vai para o pós vida das baterias, onde quer que isso seja.

Nos últimos tempos a demanda por energia aumentou com aparelhos chegando até 200W ou mais e como ninguém descobriu uma nova tecnologia mágica que permita que tenhamos baterias mais potentes, foi necessário aumentar a quantidade de baterias do sistema.

Portanto não temos mais apenas um elemento tendo reações químicas e sim dois ou mais. Se um desses elementos começa a falhar prematuramente, o outro, mais novo e com mais energia, tentará compensar a falha do mais velho, causando um stress que pode ultrapassar seus limites e ai você já sabe o que acontece, tem a ver com dor e fogo.

Algumas dicas para facilitar o casamento de baterias (sem precisar de um padre):
  • Compre baterias novas, de mesma marca, modelos e especificações técnicas como capacidade em mah e sempre com descarga de pela menos 20A;
  • Nunca as use separadas. Você pode até usá-las em mods diferentes, mas sempre juntas (apenas em mods com o mesmo número de baterias) e sempre carregue-as também juntas. Cada vez que usá-las troque-as de lugar (direita vai para o lado esquerdo e vice-versa), faça o mesmo no carregador;
  • Verifique a voltagem de ambas, se não tiver um carregador que lhe informe isso, compre um multímetro e meça tanto na saída do mod quanto do carregador;
  • Para facilitar o rodízio, marque as baterias com números (1 e 2) ou letras (A e B) ou seja criativo (Adão e Eva, Romeu e Julieta, Tom e Jerry, etc), o que importa é trocá-las de posição à cada utilização pois a primeira da série sempre recebe o maior desgaste;
  • As baterias devem possuir sempre a mesma voltagem (já que andam sempre juntas é natural e esperado que isso aconteça). Para que elas sejam consideradas “despareadas” a diferença de voltagem deve ser acima de 0.2V a 0.3V entre elas;
Conclusão?

Imagem
A culpa é minha e eu a coloco em quem eu quiser!

A triste verdade é que as pessoas não se informam direito, vêem algo que querem ou acham interessante e passam a usar sem nem ler o manual de instruções.

Para se usar um cigarro eletrônico é preciso o mínimo de conhecimento para não comprar gato por lebre e acabar arriscando sofrer algum acidente.

Fogão, microondas, ferro de passar roupa, liquidificador, são aparelhos que sabemos usar porque fomos criados com eles e teoricamente eles são inofensivos, mas experimente colocar sua pizza pra esquentar no microondas junto com os talheres de metal e veja o que acontece.

A questão é que o ser humano está perdendo aquele instinto de sobrevivência que mandava cheirar antes de provar. Os cigarros eletrônicos são tão seguros quanto esses aparelhos, porém ainda é possível se matar com qualquer um deles se usá-los da forma errada.
Avatar do usuário
Carlinhos
 
 
Mensagens: 28
Registrado em: Dom Jan 08, 2017 8:29 am

Re: Baterias não explodem porque querem (atualizado)

Mensagem por Carlinhos »

Muito bom este guia, bem escrito, claro, didático e completo. Obrigado. ;)
Vaporando muita nic a noite toda desde outubro de 2014!
Washington Rubim
 
 
Mensagens: 3
Registrado em: Qua Ago 09, 2017 11:10 am

Re: Baterias não explodem porque querem (atualizado)

Mensagem por Washington Rubim »

Excelente texto e didática. Estes direcionamentos valem ouro. Obrigado.
orville
 
 
Mensagens: 2
Registrado em: Sáb Fev 23, 2019 9:30 pm
Localização: belo horizonte

Re: Baterias não explodem porque querem (atualizado)

Mensagem por orville »

ótimo quebrou um galhão.
rprossi
 
 
Mensagens: 3
Registrado em: Sex Mar 29, 2019 12:09 am

Re: Baterias não explodem porque querem (atualizado)

Mensagem por rprossi »

A bateria 30Q da samsung é boa??
Comprei um kit que veio com elas mas nao achei nada sobre!!!

Obrigado
Avatar do usuário
Vaporaqui
 
 
Mensagens: 484
Registrado em: Qui Jan 05, 2017 2:42 am
Contato:

Re: Baterias não explodem porque querem (atualizado)

Mensagem por Vaporaqui »

rprossi escreveu: Sex Mar 29, 2019 9:49 pm A bateria 30Q da samsung é boa??
Comprei um kit que veio com elas mas nao achei nada sobre!!!

Obrigado
Se for original é uma das melhores!
Responder