Apresentação e perguntas de um novato

Está começando no vapor e precisa de ajuda? Aqui é seu lugar!
Hamnickel
 
 
Mensagens: 1
Registrado em: Seg Jan 08, 2018 9:18 pm

Apresentação e perguntas de um novato

Mensagem por Hamnickel »

Olá a todos do fórum Vape On!

Sou novato, então gostaria de me apresentar e ver se a comunidade daqui pode me ajudar com algumas dúvidas que tenho sobre o vape. Vou dividir minhas perguntas em tópicos para facilitar.

Tenho 31 anos e comecei a fumar quando tinha 14. Sempre fui um fumante moderado (cerca de 10 cigarros por dia), fumando um maço quando combinava o tabaco com o álcool aos fins de semana.

Nunca tentei parar com o cigarro seriamente. O tempo máximo que fiquei sem fumar somou uns sete dias. À época eu estava tomando bupropiona, receitada pelo psiquiatra para tratar uma depressão. Esse remédio auxilia tabagistas a pararem de fumar e como eu estava desempregado e não tinha dinheiro para comprar cigarros, resolvi parar, mas acabei voltando.

O motivo que me leva a parar com o cigarro nesse momento é um problema de saúde muito incômodo e que tirou todo o meu prazer de fumar, o que me leva ao primeiro e asqueroso tópico:

A. Catarro :cry:

Não sei exatamente quando comecei a produzir catarro de forma constante devido ao fumo. Acredito que começou há uns dois anos. No início passei por períodos em que expelia catarro ao tossir -- isso durava uma semana ou alguns dias -- eu continuava a fumar normalmente e o problema ia embora e, depois de um tempo, voltava. Nos últimos meses, no entanto, a produção de catarro se tornou constante. Passei a andar sempre com guardanapos nos bolsos pra limpar o catarro que expelia através da tosse. A produção de catarro é maior logo depois de acordar e, durante o dia, a situação melhora. O catarro causa falta de ar e, às vezes, uma certa dor ou incômodo no pulmão. É desesperador acordar no meio da noite ou pela manhã sem ar. Somado a isso, sofro de asma. Durante a infância tive muitas crises asmáticas. Com onze anos me mudei de São Paulo para o interior e nunca mais tive problemas, mas a asma não tem cura e, sendo fumante, ela acabou retornando quando eu tinha por volta de 28 anos. As crises asmáticas não me fizeram parar de fumar. Quando meu peito chiava eu usava uma medicação que você aspira, chamada Symbicort (fumarato de formoterol di-hidratado budesonida). A atuação do remédio é muito rápida e eu o utilizava uma ou duas vezes por dia. Várias vezes eu estava com o peito chiando, usava o remédio e segundos depois acendia um cigarro. Eu nunca considerei a asma como um problema muito grave e, durante minha vida adulta, nunca cheguei a parar no hospital por causa de alguma crise. Meu pai também é asmático e nunca fumou (ele utiliza essa mesma medicação com a mesma frequência que eu ou até mais frequentemente). Além do que, eu passo diversos dias sem ter nenhum problema asmático. O que me fez querer parar com o cigarro, realmente, foi o catarro. O que me leva à primeira pergunta:

1. O vape também causa produção de catarro ou muco nos pulmões? Não tenho como ter certeza, porque não parei totalmente com o cigarro, mas produzi muco logo após vaporar um juice com nicotina. Talvez a nicotina líquida, ao ser aspirada, provoque produção de muco. Alguém teve ou tem problemas com isso?


B. Efeitos da nicotina :?:

Acho difícil mensurar exatamente qual o efeito da nicotina pura no organismo e se ela é o principal fator de vício pra mim no tabaco. Uma vez, na primeira tentativa pra parar de fumar, usei um adesivo de nicotina e, no início, senti um certo prazer, mas, depois de alguns minutos, senti uma ansiedade crescente e um certo mal estar e acabei arrancando o adesivo fora.

Nunca entendi esse papo de que o cigarro relaxa ou aplaca a ansiedade. Pra mim ele sempre causou o efeito contrário. Depois de fumar seus batimentos cardíacos aceleram. Tenho alguns problemas de ansiedade desde a adolescência e já tive várias crises de ansiedade e de pânico tendo como gatilho o cigarro ou ingestão em excesso de cafeína. Por isso aprendi a evitar o cigarro quando me sinto muito ansioso. Não sei se a nicotina sozinha provoca esse efeito.

No momento estou usando um EGO CE5 (canetinha) com o juice Liqua Bright Tobacco com 18mg de nicotina por ml.

O problema é que eu não me sinto nem um pouco saciado com esse cigarro eletrônico e ainda sinto bastante vontade de fumar o cigarro comum. Estou fumando de um a três cigarros comuns por dia. A quantidade de fumaça que o CE5 produz me parece boa/suficiente, mas é preciso puxar muito e durante muito tempo. Essas puxadas longas e fortes de ar me causam dor de cabeça. O sabor da essência também é muito fraco, quase imperceptível. A nicotina não parece me saciar e o cigarro eletrônico dá um incômodo na garganta, como se fosse um pigarrinho. Acredito que essa dose de 18mg/ml seja muito alta, mas talvez ela seja feita pra essas canetinhas mesmo. Pelo que li, se eu fumar 18mg/ml num vape bom eu vou morrer de overdose de nicotina com uma tragada, já que o pessoal recomenda começar de baixo, com 3mg/ml. Como venho do cigarro, a sensação de throat hit pra mim é gostosa e esperada, mas só consigo dar uma tragada com um bom throat hit com a canetinha umas três vezes por dia, então a experiência é muito desalentadora.

2. Tenho uma tia que largou o cigarro e foi para o eletrônico. Ela estava com um mod no natal e eu fui experimentar, mas não consegui usar / tragar. Tentei três vezes e tossi muito todas as vezes. Pelo que vi essa tosse / irritação é causada pela nicotina -- estou certo? Dá pra superar isso e aprender a tragar com o tempo?


C. Upgrade :idea:

Tendo o que disse anteriormente em conta fui dar uma estudada sobre os vapes. Fiquei um pouco incomodado com a quantidade de coisas que você precisa entender e saber pra usar essa parada. Todo o lance de atomizadores, mods, resistências etc. Pra ser honesto, achei o lance todo um porre. Eu só queria um negócio que funcionasse. Achei esse lance de escolher potência e temperatura da fumaça nos mods um negócio surreal. Apesar disso, eu estaria disposto a comprar um, se a experiência for realmente muito melhor do que essa porra dessa canetinha.

Se você teve a bondade de ler meu relato até aqui, peço gentilmente uma ajuda para escolher um modelo inicial de vape que me dê saciedade.

Estou pensando em um Vaporesso VECO ONE Plus Starter Kit 3300mAh ou similar. Esse tipo de vape precisa trocar a resistência e o algodão com frequência? Esse vape é categorizado como AIO ou tipo caneta, certo?

Outra opção seria o Vaporesso Revenger Kit (ou similar / outro que vocês recomendarem pelo mesmo custo benefício). Vi um cara no Facebook que comprou um pelo preço do VECO ONE Plus (cerca de R$180), importado através de um site (levou um mês pra chegar aqui). Entre ele e o VECO ONE são dois mundos muito diferentes?

Se eu precisar trocar a resistência do vape com frequência, o que eu preciso comprar pra fazer isso? Um kit de ferramentas, aquela paradinha pra montar a resistência em cima e testar a amperagem e o algodão?

Uma coisa que eu acho muito incômoda nos vapes é o barulho / assobio que ele faz ao tragar. O barulho me lembra o assovio que meu remédio pra asma faz e acho meio barra pesada. Também acho que incomoda quem mora junto. Já é frescuragem, mas não tem nenhum que seja silencioso ou menos barulhento, né?

Bom, agradeço de antemão a atenção da comunidade. A galera daqui parece ser muito gente boa e prestativa. Se alguém puder me ajudar, ficaria muito grato.

Abração e bom ano a todos!
josepedro1983
 
 
Mensagens: 1
Registrado em: Qui Fev 22, 2018 4:35 pm

Re: Apresentação e perguntas de um novato

Mensagem por josepedro1983 »

Boa tarde parceiro, uma pena que ninguém tenha ainda te respondido, entrei no mundo do vape somente pelo lance de produzir vapor, curtir as infinidades de juices que existem e etc, fumei cigarro normal por muito pouco tempo, somente em festas, num total fumei no máximo umas 3 carteiras, então não chegou a viciar...
Tenho pouco experiência para te ajudar nessas dúvidas, porém te incentivo nessa luta.
Tenho o Kit Revenger, o atomizador que vem nele você só consegue utilizar resistências prontas, se seu uso for intenso, recomendo substituir o atomizar por um que tenha base resconstruível, existe diversas opções no mercado, quanto ao "assovio", realmente acho que todos são parecidos.
Quanto a canetinha, realmente ela é muito fraca, e a puxada é muito pesada, e por falar em "puxada", já que vc está vindo do cigarro, pesquise sobre os atomizadores DTL (direct to lung - direto para o pulmão) que tem puxada mais leve e os MTL (Mouth to Lung - Boca para o pulmão) que tem uma puxada mais similar a do cigarro.

Abraços e força na luta
x4ndz
 
 
Mensagens: 5
Registrado em: Seg Jan 15, 2018 4:47 pm

!

Mensagem por x4ndz »

Post comprido, resposta comprida. Como diria Jack, o estripador: "vamos por partes!"
A. Catarro

1. O vape também causa produção de catarro ou muco nos pulmões? Não tenho como ter certeza, porque não parei totalmente com o cigarro, mas produzi muco logo após vaporar um juice com nicotina. Talvez a nicotina líquida, ao ser aspirada, provoque produção de muco. Alguém teve ou tem problemas com isso?
Fisiologicamente falando: catarro ou muco, é a forma que o organismo tem de expelir resíduos das vias respiratórias. Quando você fuma, você traga a fumaça, produto resultado da queima das folhas de tabaco. Isso produz diversas substâncias, dentre as principais: monóxido de carbono, alcatrão e a nicotina. A nicotina é absorvida pela corrente sanguinea nos alvéolos pulmonares. Após uma tragada, em 5 segundos a nicotina está sendo entregue ao seu cérebro. É por isso que "fumar" é uma das forma mais eficientes para consumo de droga.

Por outro lado, o monóxido de carbono e o alcatrão são literalmente resíduos do processo de queima. Esses impregnam os alvéolos pulmonares, forçando o organismo a produzir muco para expeli-los. Desta forma o catarro, vulgo "pigarro" é uma característica comum para a maioria dos fumantes.

No caso de asmáticos, a produção de muco é mais pronunciada ainda. A asma é um processo inflamatório das vias respiratórias e resulta no estreitamento dos bronquíolos, o que causa produção de muco e dificuldade de respirar. O remédio que você usa, provavelmente tem a função vasodilatadora, que reverte os sintomas da asma. Fumar acentua os efeitos da asma, pois o monóxido de carbono, alcatrão e outras 2 mil e tantas substâncias também auxiliam na irritação dos brônquios e bronquíolos, embora isso varie de pessoa pra pessoa.
1. O vape também causa produção de catarro ou muco nos pulmões? Não tenho como ter certeza, porque não parei totalmente com o cigarro, mas produzi muco logo após vaporar um juice com nicotina. Talvez a nicotina líquida, ao ser aspirada, provoque produção de muco. Alguém teve ou tem problemas com isso?
É impossível afirmar que o vape produziu muco, porque isso não é um processo instantâneo. Existe uma tolerância ao qual o organismo consegue lidar com os resíduos. Senão você automaticamente pigarrearia sem parar, toda vez que fumasse. No entanto mesmo que você não esteja fumando, você eventualmente pigarreia, não?

O vape produz VAPOR. O vapor essencialmente não é resultado de queima, mas sim de nebulização. Dentre as substâncias resultantes desse processo temos: Propileno Glicol e Glicerina Vegetal, ambas consideradas seguras para consumo humano; a nicotina em si e essências alimentares. Há pouca ou nenhuma irritação das vias áreas nesses termos. Então, em teoria, não deve haver produção de muco SOMENTE por causa do vapor.

NO ENTANTO, quando você vapora, você deixa de entupir seus pulmões com resíduos da fumaça do cigarro e abre espaço para seu organismo expelir tudo aquilo que você tem colocado desde os 14 anos. Essa foi uma reação que eu notei assim que eu troquei os fedidos pelo vape: as primeiras semanas eu vivia constantemente pigarreando. Hoje eu não tenho mais pigarros. Respiro com tranquilidade e inclusive meus roncos diminuíram.
B. Efeitos da nicotina

Acho difícil mensurar exatamente qual o efeito da nicotina pura no organismo e se ela é o principal fator de vício pra mim no tabaco. Uma vez, na primeira tentativa pra parar de fumar, usei um adesivo de nicotina e, no início, senti um certo prazer, mas, depois de alguns minutos, senti uma ansiedade crescente e um certo mal estar e acabei arrancando o adesivo fora.

Nunca entendi esse papo de que o cigarro relaxa ou aplaca a ansiedade. Pra mim ele sempre causou o efeito contrário. Depois de fumar seus batimentos cardíacos aceleram. Tenho alguns problemas de ansiedade desde a adolescência e já tive várias crises de ansiedade e de pânico tendo como gatilho o cigarro ou ingestão em excesso de cafeína. Por isso aprendi a evitar o cigarro quando me sinto muito ansioso. Não sei se a nicotina sozinha provoca esse efeito.
O que pode-se afirmar com certeza é que a nicotina é o fator fisiológico de vício no fumo. Existe o fator psicológico também: o ato de tragar, o ato de ter algo na boca, o ato de segurar o cigarro, o hábito em si (o cigarro depois de comer, depois do café, bebendo uma cervejinha, etc...). O adesivo supre apenas a depedência química do vício.

A nicotina tem basicamente dois efeitos no organismo: inicialmente age como estimulante, a após algumas tragadas tem o efeito tranquilizante.
No momento estou usando um EGO CE5 (canetinha) com o juice Liqua Bright Tobacco com 18mg de nicotina por ml.

O problema é que eu não me sinto nem um pouco saciado com esse cigarro eletrônico e ainda sinto bastante vontade de fumar o cigarro comum. Estou fumando de um a três cigarros comuns por dia. A quantidade de fumaça que o CE5 produz me parece boa/suficiente, mas é preciso puxar muito e durante muito tempo. Essas puxadas longas e fortes de ar me causam dor de cabeça. O sabor da essência também é muito fraco, quase imperceptível. A nicotina não parece me saciar e o cigarro eletrônico dá um incômodo na garganta, como se fosse um pigarrinho. Acredito que essa dose de 18mg/ml seja muito alta, mas talvez ela seja feita pra essas canetinhas mesmo. Pelo que li, se eu fumar 18mg/ml num vape bom eu vou morrer de overdose de nicotina com uma tragada, já que o pessoal recomenda começar de baixo, com 3mg/ml. Como venho do cigarro, a sensação de throat hit pra mim é gostosa e esperada, mas só consigo dar uma tragada com um bom throat hit com a canetinha umas três vezes por dia, então a experiência é muito desalentadora.
Os EGO são dos mecanismos mais simples, tem produção limitada de vapor e é indicado para a forma MTL (mouth to lung) de fumar. De fato usar 18mg/ml num equipamento melhor, é uma paulada de nicotina. Eu fumava 1 maço por dia, atualmente estou com juices de 3mg/ml e estou bem satisfeito. Só estou no VAPE mesmo, sem mais fedidos.
2. Tenho uma tia que largou o cigarro e foi para o eletrônico. Ela estava com um mod no natal e eu fui experimentar, mas não consegui usar / tragar. Tentei três vezes e tossi muito todas as vezes. Pelo que vi essa tosse / irritação é causada pela nicotina -- estou certo? Dá pra superar isso e aprender a tragar com o tempo?
Mods são mais elaborados, e a forma de tragar nesse é DLI (direct lung inhale). Você puxa direto pro pulmão, sem segurar na boca antes de puxar a fumaça pro pulmão. É por isso que tossiu que nem um condenado, e não por causa da nicotina. Vem muito, muito vapor. Junto, vem muito sabor também. O throat hit é mais pronunciado. Você sacia mais com menos. A boa notícia: você aprende a tragar assim tranquilamente.
C. Upgrade

Tendo o que disse anteriormente em conta fui dar uma estudada sobre os vapes. Fiquei um pouco incomodado com a quantidade de coisas que você precisa entender e saber pra usar essa parada. Todo o lance de atomizadores, mods, resistências etc. Pra ser honesto, achei o lance todo um porre. Eu só queria um negócio que funcionasse. Achei esse lance de escolher potência e temperatura da fumaça nos mods um negócio surreal. Apesar disso, eu estaria disposto a comprar um, se a experiência for realmente muito melhor do que essa porra dessa canetinha.

Se você teve a bondade de ler meu relato até aqui, peço gentilmente uma ajuda para escolher um modelo inicial de vape que me dê saciedade.

Estou pensando em um Vaporesso VECO ONE Plus Starter Kit 3300mAh ou similar. Esse tipo de vape precisa trocar a resistência e o algodão com frequência? Esse vape é categorizado como AIO ou tipo caneta, certo?
AIO. Como outras opções, recomendaria bastante equipamentos tipo: Smok VapePen 22, Smok Stick Pen V8, eLeaf iJust NexGen.
Outra opção seria o Vaporesso Revenger Kit (ou similar / outro que vocês recomendarem pelo mesmo custo benefício). Vi um cara no Facebook que comprou um pelo preço do VECO ONE Plus (cerca de R$180), importado através de um site (levou um mês pra chegar aqui). Entre ele e o VECO ONE são dois mundos muito diferentes?

Se eu precisar trocar a resistência do vape com frequência, o que eu preciso comprar pra fazer isso? Um kit de ferramentas, aquela paradinha pra montar a resistência em cima e testar a amperagem e o algodão?
Esse já é um mod mais avançado. Custa mais caro e definitivamente não é do mesmo preço que o VECO ONE Plus. É outra categoria, é como comprar um Honda CIVIC completo por um preço de um Honda City básico.

Esses kits são prontos. Você compra as resistencias de reposição e já vem prontas. Basta desmontar o tank e trocar o atomizador quando este não estiver mais produzindo vapor a contento ou estiver gerando gosto de queimado no vapor. O lance da "paradinha de montar resistencia e testar amperagem" é para tanks do tipo RDA ou RTA, que é um level mais avançado de vaping, o que eu creio que não seja o seu caso.
Uma coisa que eu acho muito incômoda nos vapes é o barulho / assobio que ele faz ao tragar. O barulho me lembra o assovio que meu remédio pra asma faz e acho meio barra pesada. Também acho que incomoda quem mora junto. Já é frescuragem, mas não tem nenhum que seja silencioso ou menos barulhento, né?
Não tem jeito. Isso vai existir, especialmente porque o vaping, exige o que chamamos de AIR FLOW, ou fluxo de ar, pra trazer o vapor para a tragada. No cigarro o "ar" é a própria fumaça.

Espero ter colaborado! Boa sorte!
Responder