Como fazer seu primeiro líquido para ecigs

Está começando no vapor e precisa de ajuda? Aqui é seu lugar!
Avatar do usuário
Vaporaqui
 
 
Mensagens: 484
Registrado em: Qui Jan 05, 2017 2:42 am
Contato:

Como fazer seu primeiro líquido para ecigs

Mensagem por Vaporaqui »

Imagem

Para quem usa ou quer usar cigarro eletrônico, uma das coisas fundamentais é saber fazer seus próprios líquidos para consumo. Os líquidos consumidos nos ecigs podem ser comprados prontos, porém não é difícil fazê-los e muitas vantagens podem surgir disto.

Que tal fazer seu próprio líquido para cigarro eletrônico? Vamos pensar nas vantagens disso:

A primeira delas é a procedência. Você sabe exatamente o que está consumindo, a pureza, o método de produção, a segurança e higiene são aquelas que você determinar.

Segundo é o custo, fazer seus próprios líquidos é muito mais barato, pois não tem “marca”, um dos principais motivos de encarecimento dos produtos, a “etiqueta”.

Terceiro, porque você pode fazer o sabor que quiser. Manga com chocolate e baunilha? Ok. Café com abacaxi? Por que não? Os sabores são definidos pelas essências que você misturar e aqui a criatividade só é limitada por você.

Talvez fazer o DIY, sigla americana para “Do It Yourself” que significa “Faça Você Mesmo” não seja para todo mundo, pois fazer juices é como fazer um bolo, mas nem todo mundo gosta de fazer bolos não é mesmo?

Então, se quer encarar o desafio, para começar vamos precisar de algumas coisas.

Matéria prima
Uma listinha do que precisamos comprar para fazer nossos líquidos.

Glicerina
Glicerina, que vamos chamar de VG para facilitar – É um composto químico glicerol ou propan-1,2,3-triol orgânico pertencente à função álcool. É líquido à temperatura ambiente, higroscópico, inodoro, viscoso e de sabor adocicado. O nome origina-se da palavra grega glykos, que significa doce.

Pode ser achada em qualquer farmácia de manipulação ou indústria de produtos químicos.

O glicerol é reconhecido como seguro para o consumo humano desde 1959, podendo ser utilizado em diversos produtos alimentícios para os mais diversos propósitos.

Você irá precisar de pelo menos 1 litro para ter uma boa quantidade para começar, lembrando que ela deve ser Glicerina 100% Vegetal e com certificado USP de qualidade. Algumas marcas também trabalham com o certificado Kosher (100% vegetal).

Propilenoglicol
Propilenoglicol, que vamos chamar de PG para facilitar – Conhecido também pelo nome sistemático propano-1,2-diol, é um composto orgânico, viscoso, de sabor amargo, inodoro e incolor, que é higroscópico e miscível com água, acetona e clorofórmio.

Utilizado de forma segura também nos mais variados mercados como hidratante, umectante, corante alimentício, pastas de dentes e diversas outras aplicações.

Também encontrado em várias indústrias químicas, farmácias de manipulação e lojas de medicamentos. Uma embalagem de 1 litro estará ótimo para começar. Aqui também deve-se procurar o certificado de qualidade USP.

Nicotina
Nicotina, que vamos chamar de NIC para facilitar – É uma substância alcaloide básica, líquida e de cor amarela que constitui o princípio ativo do tabaco. Causa vício e é utilizada no líquido para cigarros eletrônicos para substituir a nicotina do cigarro convencional e desta forma gradativamente diminuir a quantidade e sua potência, auxiliando para parar de fumar.

Encontrar Nicotina pode ser um desafio, pois normalmente você precisará comprar de uma loja especializada em cigarros eletrônicos. Por se tratar de um produto perigoso, todo cuidado é pouco. Sugiro que pesquise bem antes de comprar, se tiver dúvidas entre em nosso grupo do Facebook!

Essências
Essências são os sabores que você vai querer de seus líquidos. A essência de sabor deve ser culinária. Existem várias marcas, as mais utilizadas (e todas estrangeiras) são Mount Baker, The Perfume Aprentice, Capella’s, Flavor West, Flavour Art, porém existem outras empresas. Você pode importá-las ou procurar em casas do ramo. Importante! Elas devem ser preferencialmente base PG e não devem ter base oleosa.

Material de laboratório
Agora que temos os ingredientes, temos que ter algumas coisas para que possamos misturar tudo. Nenhum material é obrigatório, mas claro que ajuda em todo o processo.

1) Copo de becker, elermeyer ou outro qualquer para misturar os ingredientes. Mas pode ser uma xícara, um copo ou um frasco onde você vai guardar o seu líquido.

2) Seringas e agulhas para manusear melhor os ingredientes, pois vamos usar medidas bem específicas e não queremos errar na quantidade. Seringas de vidro são mais indicadas, duram mais, são mais fáceis de limpar, mas não é obrigatório. Como a Glicerina é bem viscosa, o ideal é ter uma agulha bem grossa ou não usar agulha nenhuma, só a ponta da seringa.

3) Máscara e óculos de proteção para o rosto (vamos mexer com Nicotina e ela é forte) são indicados.

4) Frascos para guardar seus líquidos (aqui vai do seu gosto).

Imagem

Segurança e higiene antes de tudo!
Antes de começarmos a misturar os ingredientes, vamos falar sobre segurança e higiene. Estamos lidando com um produto que vamos colocar em nosso organismo e também com materiais perigosos como a nicotina então devemos nos precaver na hora de fazermos nossos juices, não apenas pela segurança, mas garantindo higiene e esterilização.

Quando fazemos nossos juices utilizamos em suma objetos de metal (preferencialmente aço inoxidável e vidro) portanto vamos ver os principais métodos de esterilizar estes materiais em casa mesmo, porém é sempre bom se possível investir em uma autoclave ou estufa profissional que servem exatamente para este fim.

Esterilização de vidros
Para esterilizar vidros você pode usar alguns métodos:

Na panela de pressão
Use um pano de algodão limpo (mas limpo mesmo, zerinho se for possível) para forrar o fundo de uma panela. Disponha os potes sobre ele e cubra completamente com água. Deixe ferver por 10 minutos.

A função do pano é proteger os potes do contato com o fundo da panela. Você também pode usar um outro pano entre os vidros para separá-los e evitar que se choquem ao se agitarem com a fervura. Outra coisa importante é você saber que nunca deve colocar os vidros frios na água já fervente, porque eles podem rachar com o choque térmico.

Retire os potes com a ajuda de uma pinça de cozinha ou outro pegador que você tenha e deixe que escorram sobre papel-toalha. Tenha muito cuidado para não se queimar com a água quente!

A água que ficar acumulada dentro do pote enquanto ele escorre pode ser facilmente eliminada por você, usando a pinça para virar o recipiente e deixar a água cair. Mesmo que pareça tentador, não use o pano de prato para enxugar, porque ele pode carregar sujeira para o vidro que você acabou de esterilizar. A mesma coisa para o manuseio com as mãos: certifique-se de que está com elas bem limpas para pegar nos potes depois de esterilizados.

Faça o mesmo procedimento com as tampas, mas não precisa deixá-las fervendo por tanto tempo, pode ser por apenas 5 minutos.

Para esterilizar frascos de vidro no forno
Arrume os potes e tampas sobre uma assadeira, com a boca para cima. Leve para secar em forno baixo (a 110°C), por cerca de dez minutos. A temperatura não pode ser mais alta porque nem todo vidro vai resistir ao calor intenso, podendo rachar.

Esterilização de metais de aço inoxidável
Um excelente vídeo sobre o assunto pode ser visto abaixo, a técnica é parecida com a utilizada para vidros com a panela de pressão.

https://youtu.be/oeDO3x9ITQw

Estando tudo esterilizado vamos garantir a segurança do nosso DIY.
  • Utilize sempre material de proteção (óculos, luvas e máscara);
  • Tente manter um ambiente organizado, quando for lidar com os materiais, antes de abrir algo e usar uma seringa, saiba o que vai fazer e para onde cada coisa vai;
  • A hora da nicotina é a mais crítica. Se cair qualquer quantidade na pele lava imediatamente, nos olhos lave com água abundante e caso ocorra irritação procure imediatamente um médico;
  • Não inale diretamente, não prove, tenha o mínimo de contato possível com o produto;
  • Com tudo pronto, lave bem todo o material e esterilize novamente quando necessário usando as dicas acima;
Como calcular os percentuais e misturar seu juice
Abaixo explicamos como calcular os percentuais de cada ingrediente e também como misturá-los:

https://youtu.be/WoCOqieXHcE

Como fazer seus juices passo a passo

https://youtu.be/yWgqONKAk1E

Mãos à obra!
O E Juice Me Up!, programa descrito no vídeo, pode ser baixado no link: http://ejuice.breaktru.com/

Ele vai ajudar (e muito) no processo de mistura nas devidas proporções. Infelizmente ele está só em inglês, como demonstramos no vídeo, é bem fácil de mexer.

IMPORTANTE! QUANTO DE NICOTINA USAR?
Cada pessoa é diferente da outra, portanto apesar de termos estatísticas, o melhor é você se basear em um valor e experimentar, para depois decidir como reage, mas vamos a algumas indicações.

Imagem

Agora você já sabe quanto de cada coisa deve misturar no frasco. Pegue seus aparatos e mãos à obra!

Sugiro limpar as seringas a cada novo ingrediente. Colocou o Propilenoglicol no frasco? Lave a seringa e reutilize para colocar a Glicerina. Terminou? Lave de novo para colocar a essência.

E na hora da nicotina? Luvas! Máscara! Óculos! Não entre em contato direto com a nicotina (pele, olhos, boca, nariz), ela é FORTE e pode causar DANOS. Na dúvida, procure um médico!

Vamos recaptular!

Propilenoglicol – PG
O propilenoglicol é menos viscoso, então ele é responsável por dar a consistência mais rala ao produto final. Alguns aparelhos não se dão bem com líquidos muito densos então às vezes é bom usar uma proporção maior de PG.

Ele também é o mais neutro dos ingredientes, ter mais dele no produto final dará menos alteração no sabor das essências.

Atenção, existem casos de alergia ao PG. Pessoas alérgicas são obrigadas a usar apenas a Glicerina (nada errado com isso).

Glicerina – VG
A Glicerina é mais viscosa e levemente doce, por isso ela pode alterar um pouco o produto final. Ela também é responsável pela produção de vapor (fumaça). Então quanto mais glicerina tiver, mais vapor o líquido vai fazer. Normalmente usa-se 30% de Glicerina, mas 50%, 70% ou até 100% não tem problema.

Essências de Sabor
As essências são as menores quantidades do produto final, sendo responsáveis por apenas 10% a 15% do líquido em média (mas pode variar para mais ou menos, isso é pessoal).

As essências podem ser baseadas em PG ou VG portanto é preciso saber se elas são 100% PG, 100% VG ou uma mistura, pois a proporção final deve ser respeitada.

Nicotina – NIC
No nosso juice, a nicotina é o que usamos para saciar nosso vício químico do cigarro, acalmando os nervos, dando mais prazer e segurando as pontas para gradativamente diminuir com o tempo.

É ela também a responsável por dar aquele “arranhado” na garganta, característico da tragada, que muitas pessoas estão acostumadas.

Confira as contas!
Lembre-se sempre que existe PG ou VG vindo da nicotina e das essências, que vão contribuir para o quantidade de PG ou VG no produto final, então cuidado para não esquecer de levar em conta esta quantidade. 10 ml de nicotina feita de PG significa que você adicionou também 10 ml de PG na mistura. O mesmo vale para as essências.

Acabamos! Agora é fechar o frasco, agitar e guardar em local seco, fresco e escuro para maturar!

Maturar? Como assim?
É isso mesmo, assim como um bom whisky ou um bom vinho, nosso líquido precisa de um tempinho para ficar bom. A reação química das moléculas de PG, VG, sabor e nicotina possuem tempos diferentes dependendo do sabor escolhido.

Essências atabacadas demoram mais tempo para maturar, para “estar gostoso”, enquanto mentolados podem ser consumidos nos próximos dias, frutas e doces de 1 a 2 semanas depois do produto feito.

Nada impede você de consumir na hora, mas o resultado será muito melhor e mais gostoso após o tempo de maturação.
Del
 
 
Mensagens: 3
Registrado em: Qua Mai 30, 2018 7:23 pm

Re: Como fazer seu primeiro líquido para ecigs

Mensagem por Del »

Saudações,
Os componentes base: Glicerina e Propilenoglicol com grau PA-ACS são exatamente os mesmos produtos de grau USP (recomendado), porém com maior grau de pureza, estou correto?
Portanto, seria mais indicado utilizá-los com grau PA-ACS, não?
Abraço,
Responder