RBAs vs RDAs vs RTAs vs RDTAs

Está começando no vapor e precisa de ajuda? Aqui é seu lugar!
Avatar do usuário
thomas
Vaper
Vaper
Mensagens: 111
Registrado em: Qui Jan 05, 2017 6:10 pm
Localização: Londres / UK
Contato:

RBAs vs RDAs vs RTAs vs RDTAs

Mensagem por thomas »

RBAs vs RDAs vs RTAs vs RDTAs
Untitled-1_zpshkqncp3d.JPG
Definição

Hoje em dia temos Tanques Atomizadores nas mais diversas formas e tamanho, sendo 04 deles mais comumente encontrados no nosso dia-a-dia, em reviews, ou com amigos!

São eles,

• RBA
• RDA
• RTA
• RDTA


RBA
ReBuildable Atomizer – Atomizador Reconstruível
Ou até Rebuilable Base Atomizer – Base do Atomizador Reconstruível
Untitled-2_zps9zots7dl.JPG
Este é seu formato genérico, o formato inicial que por fins didáticos podemos dizer que qualquer atomizador que possui um deck que se possa reconstruir (rebuildar, setar) é chamado. É nele que o usuário instala sua coil/resistência/bobina, e após isto passa o algodão/wick. Além do RBA, que é o termo genérico como dito acima, temos outras sub-categorias de RBAS.

Atualmente temos Tanks no mercado que permitem ao usuário usar coilheads já prontas, somente enroscar irrigar e usar, e o mesmo tank possui RBA para ser colocada no lugar, para ser “setada” “buildada”. E outros tantos Tanks que a única opção que usuário tem é somente começar do zero, fazer sua resistência e passar o algodão, o que seriam direcionados para usuários que já estão mais familiarizados com o Vapor e suas manhas!

RDA
Rebuildable Dripping Atomizer – Atomizador Reconstruível do Dripper (isso ficou meio estranho)
Untitled-3_zps5disjssd.JPG
O Dripper é um sistema diferente dos Tanks, não possuem vidro, e o usuário apenas remove sua tampa/chaminé(cap), pinga o e-Juice e volta a usar. Alguns nem tem a necessidade de remover a tampa (cap) de tão largo que são as DripTips (biqueira) deles. Alguns modelos são apenas de encaixe onde o’rings fazem pressão para que ela não saia, e vaze liquido, e outros são de rosca.
O interessante destes sistemas além da sua simplicidade, pois seu deck é amplo tornando assim mais simples de colocar sua(s) coil(s), é que a produção de vapor é muito maior, assim como o sabor. Existem no mercado diversos tipos de dripper, nos diversos formatos, com juice wells (espaço onde o liquido fica “armazenado” juntamente com o algodão).
Seu AirFlow (fluxo de ar) é bem generoso e também regulável, e aliado ao fato do usuário ter que pingar o e-Juice diretamente na coil/algodão o permite trabalhar em potências altíssimas. É muito comum ver alguém “drippando” a mais de 100w. São definitivamente os melhores para “cloud chasing” (caçadores de nuvens). Sua tragada é estritamente Direto para o Pulmão, DLI.

RTA
Rebuildable Tank Atomizer – Atomizador do Tank Reconstruível
Untitled-4_zpseqorfw8k.JPG
É basicamente uma câmara metálica selada, onde dentro dela se encontra uma RBA para que o usuário faça a troca da coil e algodão. Esta câmara fica dentro de um tubo de vidro, onde o e-Juice é armazenado, e alimenta o algodão por meio dos canais. A pressão ao vaporar e gravidade forçam o e-Juice a passarem pelos canais irrigando o algodão que por sua vez é vaporizado pela resistência.
A diferença básica entre um RDA e o RTA é o Tank, a parte de vidro. O RTA é um sistema fechado, onde o usuário precisa desenroscar a TopCap (tampa), ou até mesmo deslizar (como nos TVF4, TFV8) para que o e-Juice seja recolocado e assim poder irrigar o algodão novamente, ou seja, não há como pingar líquido diretamente na coil neste tipo de sistema.
A depender do tipo de regulagem permitida pelo AF “Air Flow” (Fluxo de Ar) sua tragada pode ser Boca Pulmão (MTL) ou Direto para o Pulmão (DLI).

RDTA
Rebuildable Dripping Tank Atomizer – Atomizador do Tank do Dripper Reconstruível
Untitled-5_zpsuq7jrjss.JPG
Os RDTAs são uma fusão dos RTAs com os RDAs. Como visto na figura, e em diversos outros RDTAs, como Limitless, Limitless Plus, Aromamizer (este último trabalha um pouco diferente), eles são sistemas onde o usuário realiza a montagem das coils nos postes, passa o algodão, que por sua vez é direcionado para os canais onde terminam em um tank de vidro, e lá é que o e-Juice fica armazenado. Por capilaridade o e-Juice irriga todo o algodão podendo assim por sua vez ser vaporizado pela coil/resistência.

O RDTAs estão em performance e sabor, entre os RDAs e os RTAs, alguns dizem que certos RDTAs superam boa parte dos RDAs (Drippers), mas isto já entra em uma questão pessoal. Seu tipo de tragada é DLI “Direct Lung Inhale”, ou seja, “Tragada direto para o pulmão”.

KAYFUN STYLE TANKS
Untitled-6_zpsfxkb2snh.JPG
Seu uso é mais ligado ao tipo de tragada Mouth To Lung (MTL), ou seja, “Boca Para o Pulmão”. Devido ao seu sistema altamente vedado, no momento da tragada o e-Juice é direcionado ao algodão devido a intensa pressão interna do Tank.
Um fator marcante nos Kayfun era sua facilidade de montar/setar a coil nele, inclusive boa parte dos sistemas de RBA/RTA atuais são derivados dele.
Os Kayfun, e seus concorrentes que o tentavam imitar não tinham grande produção de vapor, muito pelo contrário, porém seu sabor era tido como incrivelmente supreendente!
Muitas versões do Kayfun foram vendidas, e até hoje estão entre os best sellers dos usuários que buscam por Atomizadores com intenso sabor, tragada Boca Pulmão, sem necessitar de grandes quantidades de potência aplicada a resistência.

Vape Safe!
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
▶ Instagram - @darthvaperbr
▶ Facebook - http://www.facebook.com/groups/darthvaperbr
ImpostoEhRoubo
 
 
Mensagens: 2
Registrado em: Seg Mar 05, 2018 3:07 pm

Re: RBAs vs RDAs vs RTAs vs RDTAs

Mensagem por ImpostoEhRoubo »

"Atualmente temos Tanks no mercado que permitem ao usuário usar coilheads já prontas, somente enroscar irrigar e usar, e o mesmo tank possui RBA para ser colocada no lugar, para ser “setada” “buildada”."

Que tanks são esses?
Avatar do usuário
thomas
Vaper
Vaper
Mensagens: 111
Registrado em: Qui Jan 05, 2017 6:10 pm
Localização: Londres / UK
Contato:

Re: RBAs vs RDAs vs RTAs vs RDTAs

Mensagem por thomas »

ImpostoEhRoubo escreveu: Seg Mar 05, 2018 4:00 pm "Atualmente temos Tanks no mercado que permitem ao usuário usar coilheads já prontas, somente enroscar irrigar e usar, e o mesmo tank possui RBA para ser colocada no lugar, para ser “setada” “buildada”."

Que tanks são esses?
Bom, uns mais velhos, outros mais novos.. Mas alguns deles são, o Toptank, o Cubis, Cubis Pro, Mello, TFV8 Baby..
▶ Instagram - @darthvaperbr
▶ Facebook - http://www.facebook.com/groups/darthvaperbr
Responder