As diferentes técnicas de se fazer coils

Está começando no vapor e precisa de ajuda? Aqui é seu lugar!
Avatar do usuário
Vaporaqui
 
 
Mensagens: 484
Registrado em: Qui Jan 05, 2017 2:42 am
Contato:

As diferentes técnicas de se fazer coils

Mensagem por Vaporaqui »

Imagem

Fazer suas próprias coils ou bobinas é uma forma de controlar melhor suas experiência, obter mais sabor ou vapor, aumentar a longevidade de seu setup e conseguir outras vantagens quando comparamos comcoils prontas ou mais simples.

Então vamos trazer um pouco mais de informação sobre os diversos tipos decoils, como fazê-las, suas principais características, vantagens e desvantagens.

Apesar de também trazer informações básicas, este artigo apresenta conteúdo avançado destinado à usuários com mais experiência.

Antes de começar
Para fazermos coils mais complexas com qualidade e principalmente segurança, alguns itens são fundamentais e tornam-se obrigatórios e não mais opcionais como seria o caso de bobinas mais simples.

Vamos falar do tipo de coilsno sentido de sua confecção e não da utilização em um setup.Você pode usar qualquer um desses métodos em atomizadores que aceitem coilsduplas, triplas, quádruplas e assim por diante, bastando multiplicar pela quantidade que quer montar, mas queremos explicar no sentido individual, ficando à seu cargo usá-las sozinhas ou não.

Tipos de fio
Neste tipo de coilsdeve-se usar Kanthal, FeCrAl ou aço inoxidável e apenas no modopower. É possível usarcoils mais complexas no controle de temperatura, mas não indicado, porque isso pode atrapalhar a leitura da resistência de metaiscomo o níquel e titânio quando misturados com outros materiais, apesar do caso do aço inoxidável permitir o uso em ambos os modos.

Deve-se lembrar também que quanto mais complexa for uma coil mais material ela terá e consequentemente menor será a resistência obtida,o que pode influenciar no valor necessário para o controle de temperatura funcionar ou ainda gerar uma resistência tão baixa que não seja seguro utilizar no modo power.

Você tem espaço?
É importante também que você verifique o quanto espaço útil você tem para trabalhar no deck de seu atomizador. Muitos modelos nãoaceitamcoils complexas, com diâmetro interno maior ou uma grande quantidade de voltas e isso apresenta a possibilidade de gerar curtos quando acoil encosta na parte interna da chaminé do atomizador. Normalmentecoilsmais complexas são indicadas para instalação emdrippers, porém muitos atomizadores como oGriffin ou oGeminientre outros aceitam builds duplas declapton coils e similares.

Imagem
Ferramentas
Como segurança é fundamental, a primeira coisa que devemos ter é um medidor de ohms. Existem aparelhos que são específicos para atomizadores com conexão 510 como o da primeira foto ou ainda você pode comprar um multímetro e medir a resistência apenas encostando as pontas no negativo e no positivo. Ambos são aparelhos simples e relativamente baratos.

É essencial que você verifiquea resistência da coilinstalada no atomizador para garantir que o valor não esteja baixo demais ou para evitar curtos, principalmente se o ecignão for regulado.

Um aparelho como o Coilmaster ou Kuro Coil ajudam muito na hora de enrolar as coilssimples ou até algumas mais complexas como trançadas. Não é obrigatório, mas desde que comprei um, sempre me pego utilizando ele por mais fácil que seja enrolar uma coilsimples direto em uma chave de fenda ou philips.

Uma parafusadeira é também indicada para aqueles que desejam fazercoils trançadas eprincipalmenteclaptons que exigem que um fio seja enrolado em volta do outro. O trabalho é infinitamente mais rápido e com melhor resultado. Preferencialmenteum modelo pequeno e sem fio, que possa ser colocado em pé na mesa.

Coil padrão ou simples
A coil padrão ou simples é como o nome já diz e o método mais básico de todos. Você utiliza um fio para dar voltas em um molde que pode ser um equipamento como o Coil Master ou apenas uma chave de fenda ou philips, com diâmetro médio de 2mm até 3mm. O algodão é colocado na parte interna e ela deve ser aquecida uniformemente de dentro para fora para garantir equilíbrio na vaporização.

Imagem

https://youtu.be/7-jp0fiJfxM

Micro ou Nano Coil

Idênticas à primeira com exceção do diâmetro que passa a ser menor. Torna mais difícil a instalação do algodão na parte interna podendo ser usado por fora dacoil, normalmente encostando na parte de baixo. Pouco utilizada atualmente quando comparada à outros tipos de coils, seu tempo de aquecimento e resistência são menores por possuir menos material.

Imagem

Paralelas
Dois, três ou mais fios enrolados paralelamente, que podem ser simples ou uma junção de duas ou mais técnicas. Interessante para poder utilizar um fio de pouco diâmetro e criar umabuild com menor resistência, obtendo um resultado parecido com atwisted coiloucoil trançada abaixo ou ainda para misturar técnicas completamente diferentes e obter um resultado misto.

Imagem

Twisted ou trançada
Aqui temos um métodomais complexo, porém relativamente fácil de fazer. Trata-se de apenas dois fios trançados entre si. Pode ser feitos manualmente, porém sugerimos o uso de uma parafusadeira ou furadeira. Basta utilizar uma quantidade mais generosa de fio, dobrá-lo, prender uma das pontas na parafusadeira ou furadeira, segurar a outra e girar até o fio quebrar. Ele normalmente irá quebrar em uma das pontas e não no meio, deixando o material trançado ao máximo.

Apesar de fácil, já aumenta a quantidade de material o que significa uma resistência menor, uma área de contato maior com o algodão e consequentemente mais sabor e vapor, podendo utilizar potências maiores. É o método mais simples dentre os mais complexos, sendo a técnica de entrada para aqueles que querem produzircoils mais rebuscadas.

Também é útil para transformar um fio muito fino e com resistência muito alta em um fio mais grosso, diminuindo a resistência do material final.

Imagem

https://youtu.be/yMy4GAbVSpo

Clapton Coil
A clapton coil foi inventada por Derek Small, um usuário de cigarro eletrônico que estava vendo seu amigo tocar guitarra e ao observar os fios do instrumento imaginou quanta área útil de superfície aqueles fios enrolados teriam, dai seu nome. Ele usou um fio de Kanthal fino e enrolou em volta de um fio mais grosso, criando a técnica.

Aumenta muito a quantidade de material dacoil, sua área de contato com o algodão e principalmente a quantidade de líquido absorvido pelo metalem toda a sua extensão, criando superfície útil muito maior, aumentando considerável o sabor e vapor. É uma das melhores técnicas para utilização em equipamentos mais avançados e relativamente fácil de se fazer uma vez que sejam utilizadas algumas ferramentas e com um pouco de treino.

É virtualmente inviável sem uma parafusadeira ou furadeira. Existem diversos métodos e técnicas para auxiliar na hora de fazer uma clapton coil, o vídeo abaixo é um dos muitos que você pode encontrar no Youtube.

Imagem

https://youtu.be/ozOCOfvBpXA

Híbridas
As coils híbridas são variantes ou a mistura de uma ou mais técnicas, portanto a quantidade de combinações pode ser um pouco exagerada. Apresentamos aqui algumas das mais famosas, caso queira aprender a fazer basta procurar o método no Youtube e com certeza você achará inúmeros guias sobre cada um delas.

Imagem
Fused Clapton - É uma clapton coil que utiliza dois fios centrais ao invés de apenas um, aumentando ainda mais a área útil dacoil.Pela quantidade de material oferece um resultado de resistência muito baixa, sendo indicado apenas para usuáriosexperientes.</td>

Imagem
Staple coil -Traduzido como "bobina grampeada" porque lembra o formato de um grampo de grampeador, ela é umacoilcom diâmetro maior porque utiliza 3 ou mais fios internos, deixando de ser uma "simples"clapton.

Imagem
Stapled Staggered Coil- Pegue um par declapton coils em paralelo e faça voltas nas duas intercalando cada volta em cada um dos fios, enfim, veja a imagem que fica mais fácil de entender.

Imagem
Alien clapton - Faça umaclapton coil normalmente, desfaça esticando parcialmente o fio e depois use o resultado para fazer tudo de novo. Ao desfazer a claptonapenas parcialmente, o fio fica sinuoso e ao enrolar novamente o resultado é o da imagem.

Imagem
Ribbon wire - Não é uma técnica propriamente dita e sim um tipo de fio achatado, dai seu nome "ribbon" que significa "fita" em inglês. Usado em qualquer tipo debuild ele pode ser misturado com fio normal para obter todo tipo de resultado.</td>

Conclusão
Fazer coils em um nível mais complexo é um bom passatempo, mas ficar trançando e enrolando fios por horas não é para todos. Na prática, o ganho de desempenho torna-se pouco perto do aumento exponencial do trabalho necessário. Claro que é muito bom terminar aquela build perfeita e tirar uma foto para mostrar orgulhoso aos amigos, mas em questão de vapor e sabor, consideramos 3 coils principais e as únicas que você precisa realmente saber se quiser levar o cigarro eletrônico a um nível mais alto: coils normais, trançadas e clapton.

A primeira é a mais simples, rápida e fácil de fazer, para aquele dia a dia. A segunda basta ter uma parafusadeira ou um pouco de tempo e o resultado é um excelente custo benefício frente todas as opções. A terceira e última, aclapton coil oferece um perceptível ganho de performance, porém precisa de algumas ferramentas específicas e um pouco de treino para chegar a um bom resultado.
Responder