Modos VW / TC / VPC: o que são?

Está começando no vapor e precisa de ajuda? Aqui é seu lugar!
Astaroth
 
 
Mensagens: 31
Registrado em: Seg Jan 13, 2020 9:48 pm

Modos VW / TC / VPC: o que são?

Mensagem por Astaroth »

Olá, pessoal.

Vou comprar um aparelho (Aegis X), e na loja informa que ele trabalha com esses três modos. O que seriam eles?

Obrigado!
Avatar do usuário
Caruso
 
 
Mensagens: 363
Registrado em: Qua Jan 01, 2020 1:05 am
Localização: Ibiúna
Contato:

Re: Modos VW / TC / VPC: o que são?

Mensagem por Caruso »

Da uma lida aqui para agregar conhecimento :

https://www.vaporaqui.net/amp/entenda-c ... mperatura/
Astaroth
 
 
Mensagens: 31
Registrado em: Seg Jan 13, 2020 9:48 pm

Re: Modos VW / TC / VPC: o que são?

Mensagem por Astaroth »

Interessante. Mas não vi nada relacionado aos modos VW e VPC, lá só fala do TC. Algum desses modos engloba o modo POWER?
Avatar do usuário
Caruso
 
 
Mensagens: 363
Registrado em: Qua Jan 01, 2020 1:05 am
Localização: Ibiúna
Contato:

Re: Modos VW / TC / VPC: o que são?

Mensagem por Caruso »

Astaroth escreveu: Ter Mar 03, 2020 4:04 pm Interessante. Mas não vi nada relacionado aos modos VW e VPC, lá só fala do TC. Algum desses modos engloba o modo POWER?
O assunto acaba sendo longo para explicar cada modo, por isso acaba sendo mais prático buscar artigos e com calma ir lendo sobre cada um em detalhes.

Mais um bocadinho :

Fonte: https://www.google.com/amp/s/www.vapora ... m-aparelho

"... Modo POWER – Fios que podem ser utilizados: Kanthal, FeCrAl, Nichrome e Aço Inoxidável.
É o mais simples dos dois modos. Ele alimenta a resistência com uma determinada potência em watts e assim vaporiza o líquido do algodão. Em alguns casos os aparelhos possuem opção de pre-heat que significa utilizar uma potência maior por curto período apenas para o começo da tragada, pois a coil em temperatura ambiente precisa de uma potência um pouco maior para esquentar pela primeira vez.

Exemplo 1 sem pre-heat: Quando acionado o mod lança uma potência de 50W diretamente para a resistência.
Exemplo 2 com pre-heat: Quando acionado o mod lança uma potência de 70W por apenas 1 segundo para pré-aquecer e em seguida cai para os 50W nominais.

A utilização de pre-heat depende se o seu aparelho permite, consulte o manual ou a página do fabricante para descobrir se ele possui e como usá-lo.

Modo Controle de Temperatura – Fios que podem ser utilizados: Titanium, Níquel puro e Aço Inoxidável.
Aço Inox é o único fio que pode ser usado em ambos os modos. Este modo é um pouco mais complexo pois ele possui duas configuração a determinar.

A primeira é a temperatura máxima desejada que costuma ir de 100º a 350º dependendo do aparelho e a potência em watts que se deseja utilizar para se chegar nessa temperatura, que costuma ser de no máximo 75W, mas também pode mudar dependendo do dispositivo. Quanto maior a potência determinada, mais rápido a temperatura chegará no valor que você determinou como máximo.

Uma vez atingida a temperatura desejada, o aparelho passa a controlar essa temperatura, criando pulsos que não permitem que se ultrapasse o valor informado.

Isso é bom por alguns motivos: se não passarmos de uma determinada temperatura, o algodão não irá queimar. A experiência de vapor é diferente, sendo preciso experimentar para entender a diferença. Também é dito que este modo tem menos chance de ser prejudicial, pois existem teorias que dizem que os metais que usamos, quando chegam a temperaturas muito elevadas, podem criar compostos nocivos.

Exemplo 1: Quando acionado o mod lança uma potência de 50W na resistência até atingir 200º então ele passa a acionar em pulsos, tentando manter aquela temperatura em equilíbrio pois quando você puxa o vapor consequentemente resfria a coil pelo ar puxado.
Exemplo 2: Quando acionado o mod lança uma potência de 70W até atingir 300º. Uma potência e temperatura mais altas significa que o vapor virá mais quente mais rapidamente... "
Responder