Ajuda com baterias

Está começando no vapor e precisa de ajuda? Aqui é seu lugar!
daviguarconi
 
 
Mensagens: 3
Registrado em: Dom Jan 17, 2021 5:36 pm

Ajuda com baterias

Mensagem por daviguarconi »

Em Setembro do ano passado adquiri um Vaporesso Luxe S e junto dele um par de baterias 18650 que supostamente seriam da Samsung. No entanto, a partir de Dezembro comecei a notar um comportamento estranho das baterias, uma descarregava antes da outra e, ao carregar, uma terminava de carregar antes da outra.

Sempre usei o carregador USB que veio junto do vaporizador, sempre na porta USB do computador. Nunca carreguei diretamente na tomada.

O que poderia estar ocasionando isso? Qual seria uma possível solução?
Avatar do usuário
Caruso
 
 
Mensagens: 363
Registrado em: Qua Jan 01, 2020 1:05 am
Localização: Ibiúna
Contato:

Re: Ajuda com baterias

Mensagem por Caruso »

Oi Davi, o sistema de carga (eletrônica) varia de marca para marca, em qualidade de componentes e mesmo estrutura e método de fabricação.

O aconselhável é de vez em quando em aparelhos de mais de uma bateria, variar a posição física delas.

Desta forma existe um equilíbrio melhor na carga e descarga destas.

Mas sempre haverá alguma diferença pois o próprio sistema de fabricação por melhor que seja, não possibilita fabricar duas baterias exatamente iguais!

Lembre também que pode haver alguma característica eletrônica do carregador usado que pode ao longo do tempo ir aumentando este desequilíbrio. Sugerem por isso ir variando a posição física das baterias no aparelho.

Então resumindo, é esperado um certo desbalanceamento de velocidade de carga... O que não pode é este desbalanceamento estar muito grande.

Por isso também se diz melhor casar as baterias, assim elas envelhecem sob um mesmo nível de uso tendendo a terminar a vida útil juntas e com desgaste semelhante.

A única solução, caso note um desbalanceamento muito forte no seu aparelho, é trocar ambas as baterias. Nesse caso é recomendado usar marca e modelo iguais.
Responder