Como determinar o Tempo Estimado de uso no seu Mod Regulado?

Está começando no vapor e precisa de ajuda? Aqui é seu lugar!
Avatar do usuário
thomas
Vaper
Vaper
Mensagens: 111
Registrado em: Qui Jan 05, 2017 6:10 pm
Localização: Londres / UK
Contato:

Como determinar o Tempo Estimado de uso no seu Mod Regulado?

Mensagem por thomas »

Escrevendo este artigo fico pensando nas inúmeras vezes que a gente só pensa a respeito do tempo que a bateria vai durar relacionando isto com o valor da resistência que está sendo usado. Em mods mecânicos isto faz total sentido, mas para mods regulados, não!

Em mods mecânicos nós podemos estimar este tempo baseado no valor da resistência, e na mAh (miliampere hora, capacidade) da sua bateria. Em mods regulados isto não é possível devido ao circuito no qual a bateria está conectada.

Devido a este fato vamos ilustrar este artigo baseado em “Watts-hora”, ou seja, por quanto tempo você pode usar seu aparelho em determinada “Wattagem”, e desta forma podemos calcular o tempo que sua bateria vai durar de forma estimada.

Então temos que, WattsHora = (mAh x Voltagem) / 1000

Vamos usar no exemplo um Kangertech Topbox Mini, com seus 75 Watts máximos, usando uma bateria LG HG2 de 3000mAh, e considerando o Cutoff (quando o aparelho informa que sua bateria está fraca) de 3.4 Volts.

WattsHora = (mAh x Voltagem) / 1000 →WattsHora = (3000mAh x 3.4V) / 1000 → WattsHora = 10.2

Isto significa que, se você usar o aparelho em 1W, você terá 10,2 horas de uso até a bateria chegar nos seus 3.4V. Mas tá, eu não uso a 1W, eu uso em 45W, então temos:

10,2Wh / 45W = 0.222 horas de uso → 0.222h x 60m (minutos) = 13.32 minutos de uso

13.32 minutos de uso seria o tempo estimado segurando o botão sem soltar durante todo este tempo. Mas na vida real isto não acontece, não dura exatamente isto, porque?

Simplesmente porque este é um cálculo estimado baseado em 3.4V, pois volta e meia mudamos a resistência e muitas vezes também a potência utilizada. A voltagem da bateria quando sai o carregador, ou quando é carregada no mod começa com 4.2V e vai caindo até 3.4V até que o mod te avise que a bateria está fraca, e especialmente porque não estamos falando de um aparato com 100% de eficiência, nem o mod, nem a bateria. Mas ao menos isto serve de comparação com outros modelos de baterias, e outros mods que tem Cutoffs diferentes do mod usado no exemplo, ou até mesmo para ter uma noção do estado de sua bateria. Pelo cálculo você entende que deveria durar mais ou menos 13 minutos, mas se estiver durando apenas 5 minutos, tem alguma coisa errada, como por exemplo, um sinal que sua bateria já está desgastada e está na hora de trocar ela, ou que não é adequada para vaporizadores, o que é muito comum hoje em dia.

Perceba que o valor da resistência não foi nem citado neste cálculo da eficiência da bateria em relação ao tempo de uso, isto é devido ao fato que ela não afeta em nada o tempo de uso do seu mod, no caso de ser um mod regulado. Tal fato ocorre pois o chip regulador aumenta ou diminui a amperagem enviada para a resistência mediante a tensão que é lida na bateria. Por exemplo, em 4.2V ele usa 11.65A da bateria, e a medida que você vai usando, a tensão vai caindo, e amperagem drenada da bateira vai aumentado, e este trabalho é realizado pelo chip. Digamos que agora ela esteja em 4.1V, o chip vai puxar 11.93A, se estiver em 4.0V será 12.23A e isto só vai aumentando até chegar no CutOff, que no caso foi 3.4V e neste momento o chip estará puxando da bateria 14.39A. Isto acontece para que você tenha o mesmo desempenho de vapor do início ao fim da carga da sua bateria.

Para ilustrar melhor colocamos os mesmos dados no Steam Engine e obtemos os mesmos resultados, como podemos ver em “Runtime”.
Em Battery power capacity temos 10.2 Wh, em 3.4V.
Em Estimated total runtime temos 13 minutos.
Em Estimated puffs, considerando cada puff de 5 segundos o total seria de 150 puffs.

Untitled-1_zps6sgpunmt.PNG
Se alterarmos o valor da resistência para o dobro, de 0.3Ω para 0.6Ω, nada muda, o “Runtime” permanece o mesmo, pois a potência foi mantida em 45W.
Untitled-2_zpsllj5b6xq.PNG
Então, vamos dobrar a potência de 45W para 90W, mantendo os mesmos 0.6Ω, logicamente os valores de “Runtime” cairão pela metade.
Untitled-3_zpsf63irkgb.PNG
Vape Safe!
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
▶ Instagram - @darthvaperbr
▶ Facebook - http://www.facebook.com/groups/darthvaperbr
Avatar do usuário
Caruso
 
 
Mensagens: 363
Registrado em: Qua Jan 01, 2020 1:05 am
Localização: Ibiúna
Contato:

Re: Como determinar o Tempo Estimado de uso no seu Mod Regulado?

Mensagem por Caruso »

Valeu a leitura, tirou mais algumas dúvidas sobre o tema.
Responder