Calculo da corrente drenada em Mods Regulados!

Está começando no vapor e precisa de ajuda? Aqui é seu lugar!
Avatar do usuário
thomas
Vaper
Vaper
Mensagens: 111
Registrado em: Qui Jan 05, 2017 6:10 pm
Localização: Londres / UK
Contato:

Re: Calculo da corrente drenada em Mods Regulados!

Mensagem por thomas »

Luis Mendes escreveu:Me corrija c eu estiver errado, então eu não posso calcular a corrente pela V q esta aparecendo no mod(output)
tem q ser sempre pela V de input. Eu sempre calculava pela potencia e tensão q estavam na tela do mod
Sim, pode, mas são cálculos com aplicações diferentes. O calculo do tópico é um exemplo de valores considerando baterias em baixa carga, utilizando o CutOff dos aparelhos e a potência máxima dos mesmos.

O outro caso, que você está citando, seria durante o acionamento, onde o chip compensa a variação da tensão (bateria baixando a carga durante o uso) com amperagem - ai que vem a descarga contínua, e a ideia do tópico em exemplificar de como escolher as mesmas.

Coloquei o DNA, e abri o Device Monitor.
Setei o aparelho para 60W, e veja só,

Imagem

Os dados abaixo foram foram extraídos pelo EScribe durante o puff..

A linha amarela corresponde a Corrente (A) = 11.28.
A linha verde corresponde a potência utilizada, no caso 60W.
E a linha verde clara corresponde a tensão utilizada pelo mod, que no caso foi V = 5.32.

Então A = P(W) / V > A = 60W / 5.32V > A = 11.278195..., que dá 11.28A aproximadamente. Lembrando que este valor é drenado de CADA bateria, pois se isolarmos os valores para uma bateria dividindo W e V por 3, temos,

A = 20W / 1.77V = 11,27819548872181..

Usei o mod mais um pouco e repeti o processo..

Note que, a Amperagem subiu de 11.28A para 11.34A, e a tensão caiu de 5.32 para 5.30, isto é devido ao fato da bateria estar um pouco mais descarregada, e o Chip faz seus cálculos, aumentando a amperagem em detrimento da Voltagem estar menor.

Imagem

Vou continuar usando o Mod aqui até a bateria chegar quase perto do fim, e atualizo o tópico com valores de quando ela estiver com carga baixa.
▶ Instagram - @darthvaperbr
▶ Facebook - http://www.facebook.com/groups/darthvaperbr
Luis Mendes
 
 
Mensagens: 8
Registrado em: Dom Jan 08, 2017 5:35 pm

Re: Calculo da corrente drenada em Mods Regulados!

Mensagem por Luis Mendes »

Bela exemplificação Thomas..
Entao pelo q eu entendi e li em alguns posts do reddit, a resistencia n importa nessa equação.
Ja q o mod ajusta a corrente/tensão para manter o mod na potencia que esta setada.
Vlw mesmo Thomas.
Avatar do usuário
thomas
Vaper
Vaper
Mensagens: 111
Registrado em: Qui Jan 05, 2017 6:10 pm
Localização: Londres / UK
Contato:

Re: Calculo da corrente drenada em Mods Regulados!

Mensagem por thomas »

Luis Mendes escreveu:Bela exemplificação Thomas..
Entao pelo q eu entendi e li em alguns posts do reddit, a resistencia n importa nessa equação.
Ja q o mod ajusta a corrente/tensão para manter o mod na potencia que esta setada.
Vlw mesmo Thomas.
Exatamente. Na real, valor da coil não quer dizer muita coisa em um regulado. Claro, guardada as devidas proporções, o valor da coil vs quantidade de massa vs fio utilizado vai impactar diretamente no valor da potência utilizada, tempo do puff, e claro, na performance da bateria.
▶ Instagram - @darthvaperbr
▶ Facebook - http://www.facebook.com/groups/darthvaperbr
Claptrap
 
 
Mensagens: 1
Registrado em: Qua Mar 01, 2017 12:09 pm

Re: Calculo da corrente drenada em Mods Regulados!

Mensagem por Claptrap »

thomas escreveu:
Luis Mendes escreveu:Bela exemplificação Thomas..
Entao pelo q eu entendi e li em alguns posts do reddit, a resistencia n importa nessa equação.
Ja q o mod ajusta a corrente/tensão para manter o mod na potencia que esta setada.
Vlw mesmo Thomas.
Exatamente. Na real, valor da coil não quer dizer muita coisa em um regulado. Claro, guardada as devidas proporções, o valor da coil vs quantidade de massa vs fio utilizado vai impactar diretamente no valor da potência utilizada, tempo do puff, e claro, na performance da bateria.
Uma adição ao que está sendo discutido: Os DNA mostram a corrente da bateria no visor, mods mais comuns, como o RX2/3, mostram a corrente na coil.

Por exemplo meu caso: Estou usando o mod a 60W com a bateria cheia (4,2V x 2 baterias em série = 8,4V) e o visor do meu 2/3 está acusando 13 amperes. Fazendo a conta, são 60W/8,4V o que dá uma corrente de aproximadamente 7 amperes no circuito das baterias.

Porém fazendo a mesma conta com a resistência e a voltagem setadas no visor, tenho o seguinte:

Resistência: 0,4 ohms
Volts: 5,26V
I= V/R
I= 5,26/0,4
I= 13,15 Amperes, Exatamente a corrente que o mod mostra no medidor de amperes.

Ou seja, na maioria dos mods mais comuns, a corrente que aparece no display não deve ser considerada para cálculos de segurança, já que é a corrente do circuito Secundário (ou seja, pós conversão). Para calcular o amp draw de modo geral, Sempre se deve usar a potência e a voltagem das baterias (mínima e máxima), isso evita qualquer confusão.

Outra coisa é que a resistência em mods regulados é absolutamente irrelevante à corrente que passa pelas baterias, influenciando nisso somente devido às diferentes faixas de eficiência do regulador nas diversas voltagens de saída, o que dá muito pouca diferença, coisa de 5% ou menos na prática.

Uma analogia boa é uma fonte de computador, que tem corrente de saída de até 40 amperes em 12 volts, enquanto puxa apenas 2,5~4 amperes da tensão de entrada de 220V.

Regra geral: Em mods regulados, o ÚNICO valor que se considera em ambos os lados do circuito (no primário, das baterias e o secundário, da coil) é a POTÊNCIA.
Responder