Conheça as diferentes formas de tragar

Está começando no vapor e precisa de ajuda? Aqui é seu lugar!
Avatar do usuário
Vaporaqui
 
 
Mensagens: 484
Registrado em: Qui Jan 05, 2017 2:42 am
Contato:

Conheça as diferentes formas de tragar

Mensagem por Vaporaqui »

Imagem

Para quem é fumante não há segredo em tragar um cigarro, o ato é praticamente automático.

Mas no vapor existem diversos métodos de tragar (inalar seria o termo mais correto) que nem sempre podem surgir naturalmente para o novato.

Os dois mais conhecidos são MTL (Mouth To Lung) que se traduz em “Boca Para o Pulmão” e DLI (Direct Lung Inhale) ou “Inalação Direta para o Pulmão”.

Curiosamente os termos usados por aqui também são os usados nos EUA, não temos costume de usar as siglas traduzidas como BPP ou IDP.

Cada técnica produz um resultado e principalmente uma experiência diferente, portanto vamos conhecer os métodos disponíveis.

Imagem

Mouth To Lung (MTL) ou Boca Para o Pulmão (BPP)
Técnica que mais se assemelha ao ato de fumar, é como o próprio nome já diz, primeiro o vapor é puxado para a boca e só depois passa aos pulmões, inalando um pouco de ar junto e exalando em seguida, por este motivo é o método mais indicado para quem está começando.

Preferivelmente usada em aparelhos com potência menor (até no máximo 20w) e resistências mais altas (acima de 1 ohm) do contrário o vapor pode ficar muito quente.

Os atomizadores indicados para este método são aqueles mais fechados como Mini Nautilus, Kayfun e praticamente todo tipo de Protank ou aparelhos estilo caneta como eGo AIO, eGo One, Evods e similares.

É sugerido utilizar líquidos com menor quantidade de VG pois os setups tendem a ser mais simples e não lidam muito bem com alta viscosidade.

Vantagens
  • É o método mais natural ao novato por se assemelhar com o ato de fumar, portanto mais fácil de se acostumar com o vapor;
  • Pelo setup ser composto por uma maior resistência e menor potência, a autonomia de bateria é maior;
  • Você consome menos líquido por ter uma inalação mais lenta;

Contras
  • Em comparação com a Inalação Direta para o Pulmão pode parecer “fraca” ou “insatisfatória”;
  • A produção de vapor é bem menor em comparação;
  • A tendência do mercado está no subohm e nos equipamentos que não beneficiam este método de vaporar;
Imagem

Direct Lung Inhale (DLI) ou Inalação Direta para o Pulmão (IDP)
Consiste em inalar o vapor diretamente ao pulmão, como o ato de respirar, estilo bem conhecido dos usuários de Narguile.

Produz um vapor muito mais denso e em maior quantidade, a sensação de arranhar na garganta é maior e a nicotina passa a ser mais agressiva, necessitando de líquidos com concentrações menores.

Normalmente associada ao subohm, a temperatura do vapor é maior portanto é indicado para um setup com airflow mais aberto, potências mais altas e resistencias mais baixas.

A maior parte do mercado está direcionada para este tipo de estilo de vaporada, sendo indicados atomizadores como Griffin, Gemini, TFV4, Subtank, Aromamizer, entre outros.

Vantagens
  • Comparado ao MTL dá uma sensação mais “cheia” e teoricamente mais satisfatória, apesar de isso ser relativo;
  • A produção de vapor é muito maior;
  • A nicotina é muito mais percebida neste método, portanto a concentração necessária nos líquidos é bem menor;

Contras
  • Pode produzir tosses e engasgos aos novatos que estão ainda se acostumando com o vapor, especialmente se o líquido possuir muita nicotina, arranhando muito a garganta;
  • É mais propenso à dryhits uma vez que potências muito mais altas são usadas e a vaporização do líquido é consideravelmente mais rápida;
  • O consumo de juice é bem maior;
  • Baterias são drenadas muito mais rápido;
  • Os equipamentos tendem a ser mais caros e complexos;
Imagem

Outros métodos
Inalação híbrida – Como o próprio nome já diz, é a junção das duas técnicas. Interessante para testar juices, envolve primeiro a MTL seguido da DLI. A boca é preenchida com vapor e quando for realizada a inalação, é feita com o mod ainda acionado, puxando o vapor da boca e também diretamente do atomizador, unindo um pouco de cada estilo.
Inalação francesa – Mais um truque do que um método propriamente dito, quando o vapor é puxado para a boca e depois lentamente solto e inspirado pelo nariz.

Outros fatores
Expiração – Expirar pelo nariz utiliza seu senso de olfato para aumentar a sensação de percepção do vapor e do sabor. Algumas pesquisas indicam que a nicotina é melhor absorvida pelas membranas do nariz do que do pulmão.
Airflow – O airflow é muito importante nos atomizadores e definem grande parte da experiência do vapor. Atomizadores fechados são mais indicados para MTL enquanto os atomizadores abertos para DLI.
Drip Tips – Muitas vezes subestimadas, as drip tips são muito importantes para a sensação da vaporada. Larguras maiores, menores, com airflow próprio, mais abertas ou fechadas.

Conclusão
Não existe um método melhor ou pior, existe o método que mais lhe agrada. Para isso é bom testar e ver o que se encaixa no seu estilo.

Uma unanimidade é que a Inalação Direta para o Pulmão pode ser demais para quem está começando e a sensação de nicotina ou de arranhar na garganta é muito maior em atomizadores mais abertos, resistências menores e potências maiores, portanto cuidado ao escolher a combinação de método e de setup para não acabar tendo uma experiência ruim e traumatizar sua tentativa de largar os cigarros pelos ecigs, o que você definitivamente deve fazer pois é muito mais seguro e menos prejudicial!
Responder