Entenda como funciona o controle de temperatura

Está começando no vapor e precisa de ajuda? Aqui é seu lugar!
Avatar do usuário
Vaporaqui
 
 
Mensagens: 484
Registrado em: Qui Jan 05, 2017 2:42 am
Contato:

Entenda como funciona o controle de temperatura

Mensagem por Vaporaqui »

Imagem

Hoje todos os aparelhos regulados são fabricados com a função de controle de temperatura, que pode muitas vezes causar confusão e em alguns casos até oferecer certo risco pois alguns tipos de fios metálicos devem ser usados apenas neste modo, então vamos organizar as ideias e deixar tudo claro de uma vez por todas.

Andaram mentindo para você!
Primeiro saiba que mentiram para você esse tempo todo, não existe controle de temperatura. Exatamente meu amigo, não existe.

Ok, existe, mas não é bem assim. A indústria criou um sistema e o nomeou de forma equivocada e a coisa pegou, o que não posso criticar porque é comercialmente mais atrativo, mas a verdade é que temos um limitador de temperatura definido pela resistência da coil ou seja, temos um controle da resistência. Vamos por partes.

Uma das características de todo metal é sua resistência elétrica. Alguns são muito resistivos, outros menos, outros praticamente não são resistivos. Isso significa a facilidade (ou dificuldade) de se passar uma corrente elétrica neste material. Isso serve para titânio, níquel, aço ou kanthal, todos os metais mais comumente usados em nossas coils.

Além da capacidade de resistência elétrica, os materiais também possuem outra característica que é a mudança desta resistência de acordo com sua temperatura, o chamado TCR que significa Temperature Coefficient of Resistance ou Coeficiente de Temperatura da Resistência que nada mais é do que a propriedade de aumentar sua resistência elétrica à medida que sua temperatura aumenta, sendo o TCR um fator que define a relação entre essas duas coisas.

O mod não sabe a temperatura da coil, pois não há nenhum sensor dentro do atomizador. O que ele lê é a resistência do fio e de acordo com esses cálculos ele faz uma estimativa da temperatura.

Usemos um exemplo. Digamos que um fio X tenha 0.10 ohms em temperatura ambiente. Quanto ele chega a 100º ele passa a ter 0.15 ohms, quando chega a 200º vai para 0.20 ohms e assim por diante. É isso que o controle de temperatura faz, ele verifica o tempo inteiro qual é a resistência do fio e indica a você qual é a temperatura que ele acha que o fio está, de acordo com o TCR do fio que você definiu.

Imagem

Nesta tabela é possível verificar a diferença entre os materiais. Enquanto no Kanthal A1 a resistência sofre uma alteração de apenas 0.04% quando passa de 20º C (temperatura ambiente) para 200º C (quando o mod é acionado) contra mais de 100% de mudança no caso do níquel mais do que dobrando sua resistência quando passa pelo mesmo processo. É por isso que não conseguimos usar Kanthal no modo controle de temperatura, o mod simplesmente não consegue identificar mudanças tão mínimas na resistência a ponto de estimar a temperatura do fio, portanto é preciso usar no mínimo aço inox que possui uma variação muito maior.

Por este motivo é tão importante seguir dois passos fundamentais quando vamos usar o controle de temperatura:

Informar corretamente o tipo de coil que vai usar pois o mod precisa saber qual é o tipo de material para que assim ele possa fazer os cálculos corretos de relação entre resistência e temperatura.
“Travar” a coil fria ou mais precisamente na temperatura ambiente, pois o mod precisa de um ponto de partida para saber que aquela resistência é o valor da coil em “repouso” e assim que houver mudança, é porque a temperatura aumentou.

Tipos de fio para controle de temperatura

Imagem

Temos 3 tipos de fio usados no controle de temperatura: Titânio, níquel e aço inox.

Titânio e níquel caíram em desuso e estão gradativamente saindo do mercado, isso porque possuem certas preocupações com segurança, ambos não podem ser aquecidos até ficarem incandescentes (portanto muito cuidado ao fazer as coils) pois produzem compostos tóxicos.

Já que o aço inox pode ser usado tanto no modo controle de temperatura como no modo power, sendo inclusive mais seguro e mais barato, não há o porquê utilizar outro tipo de fio.

Por que usar o controle de temperatura?
Como muitas coisas no vapor, considero principalmente uma questão de gosto. A experiência muda, o tipo de vapor, o volume, a percepção do sabor, tudo fica diferente, portanto sugiro que você experimente para saber se vai gostar ou não.

Do ponto de vista prático, o controle de temperatura apresenta duas consequências positivas, a primeira é que a coil não passará de uma determinada temperatura máxima, atualmente definida em torno de 300º C na maioria dos aparelhos. A temperatura excessiva é alvo de preocupação em alguns estudos científicos que alertam sobre a possibilidade de produção de compostos nocivos nestas condições.

A segunda, do ponto de vista da comodidade, como o sistema pode detectar aumentos muito rápidos na temperatura, sinal de que a coil não está suficientemente encharcada de juice, isso impede a ocorrência de dry-hits (quando o algodão queima e você sente aquele gosto delicioso de travesseiro tostado). Teoricamente (isso depende também da qualidade do aparelho) você pode acionar a o dispositivo com o algodão seco que a coil não deve ficar incandescente nem queimar o algodão.
Avatar do usuário
thomas
Vaper
Vaper
Mensagens: 111
Registrado em: Qui Jan 05, 2017 6:10 pm
Localização: Londres / UK
Contato:

Re: Entenda como funciona o controle de temperatura

Mensagem por thomas »

Muito bom Hazard! Parabéns pelo artigo!
▶ Instagram - @darthvaperbr
▶ Facebook - http://www.facebook.com/groups/darthvaperbr
Binho
 
 
Mensagens: 8
Registrado em: Sáb Jan 14, 2017 12:26 pm

Re: Entenda como funciona o controle de temperatura

Mensagem por Binho »

Desculpa pela "burrice" mas como sou novo, não sei qual temperatura ou watts eu uso meu arymi gil.. Onde a resistência é NiCr de 0.5 Ohm, alguém poderia me ajudar?
Avatar do usuário
Vaporaqui
 
 
Mensagens: 484
Registrado em: Qui Jan 05, 2017 2:42 am
Contato:

Re: Entenda como funciona o controle de temperatura

Mensagem por Vaporaqui »

Binho escreveu:Desculpa pela "burrice" mas como sou novo, não sei qual temperatura ou watts eu uso meu arymi gil.. Onde a resistência é NiCr de 0.5 Ohm, alguém poderia me ajudar?
Amigo, NiCr é Nichrome e você deve usar no modo POWER.

Níquel puro, que é o Ni200 ai sim em modo controle de temperatura e as resistências deste tipo de material são baixíssimas (abaixo de 0.10 ohms).

Caso use Ni200 a temperatura e potência vão do teu gosto, experimente até achar um que lhe agrade.
tomboly
 
 
Mensagens: 2
Registrado em: Seg Jun 26, 2017 10:10 pm

Re: Entenda como funciona o controle de temperatura

Mensagem por tomboly »

Boa noite posso utilizar o fio de cerca elétrica de aço inox para fazer a coil?
Avatar do usuário
Vaporaqui
 
 
Mensagens: 484
Registrado em: Qui Jan 05, 2017 2:42 am
Contato:

Re: Entenda como funciona o controle de temperatura

Mensagem por Vaporaqui »

tomboly escreveu:Boa noite posso utilizar o fio de cerca elétrica de aço inox para fazer a coil?
Fio de cerca elétrica normalmente é SS 304, com uma qualidade um pouco menor do que o SS 316, mas plenamente possível de ser usado.

Só verifique se há alguma informação que garanta que seja ss puro ou ainda, compre e faça algum teste como por exemplo, vá na calculadora de resistências, faça uma simples e verifique se os valores batem, pois se bater, não há mágica, é questão de física, se 6 voltas de aço inox deve dar X ohms e isso se repete na sua resistência que você fez, é porque é ss e pode ser usado.

Se houver muita diferença de valores, pode haver mistura de material, neste caso não recomendo.
Responder