Saiba sobre a Lei de Ohm

Está começando no vapor e precisa de ajuda? Aqui é seu lugar!
Avatar do usuário
Vaporaqui
 
 
Mensagens: 484
Registrado em: Qui Jan 05, 2017 2:42 am
Contato:

Saiba sobre a Lei de Ohm

Mensagem por Vaporaqui »

Já ouviu que você precisa saber sobre a lei de Ohm para vaporar de forma segura? É verdade, vapor também é cultura e sabendo do básico você estará muito mais seguro na hora de vaporar, para aqueles que vaporam apenas para largar os cigarros, mas também como hobby.

Vamos lá Wikipedia, nos ajude!

“A Lei de Ohm, assim designada em homenagem ao seu formulador, o físico alemão Georg Simon Ohm (1787-1854), afirma que, para um condutor mantido à temperatura constante, a razão entre a tensão entre dois pontos e a corrente elétrica é constante. Essa constante é denominada de resistência elétrica.”

Obrigado Wiki, não adiantou muito, então vamos rever o conceito de outra forma.

O que é a Lei de Ohm nas palavras de alguém que não é professor nem engenheiro elétrico
A Lei de Ohm fala da resistência elétrica e da relação entre a resistência (definida pela letra R), pela diferença de potencial (V de volts) e a corrente elétrica (I que é para Ampére, mas na minha opinião deveria ser A, provavelmente na época estava reservado para outra coisa).

Trocando em miúdos, se eu pego um fio e jogo 10 volts nele, isso vai gerar uma amperagem (que é apenas a definição da intensidade desta corrente elétrica), digamos que ela também seja de 10A, isso quer dizer obrigatoriamente que a resistência desse fio é de 1 ohm.

Isso porque a grande sacada que o nosso amigo Georg Simon Ohm descobriu é que a relação entre essas 3 coisas não muda, sempre a resistência R será igual ao V dividido pelo I.

Imagem

Isso me permite definir uma delas através das outras duas. Se eu pegar uma resistência de 2 ohms e jogar 10 volts, minha amperagem será fatalmente de 5 ampéres. Se eu inverter o processo e medir uma voltagem de 10 com amperagem de 5 é porque minha resistência é de 2 ohms. Simples não?

Mas por que isso é importante?

Porque as baterias que usamos possuem uma amperagem máxima e se passar disso elas podem explodir. Mas calma que basta você se informar só um pouquinho que nada vai acontecer.

Quando é que meu cigarro eletrônico pode explodir?

Imagem

Tudo o que utiliza baterias pode trazer algum risco se utilizado de maneira errada. Seu celular, notebook, até o controle remoto da TV que usa aquelas pilhas palito pode lhe gerar problemas. Mas a explosão é algo muito radical e só acontece quando se exagera na irresponsabilidade, pois os aparelhos e as próprias baterias possuem proteções que impedem que isso ocorra com frequência, mas infelizmente pra tudo se dá um jeito.

Baterias quando apresentam problemas normalmente ventilam, que é o vazamento químico quando expostas a uma situação extrema, liberando o ácido interno que é responsável pelo processo de carga e descarga, o que já é bem ruim, acredite.

Uma explosão ainda assim é possível (independente se estão num cigarro eletrônico ou no seu radinho de pilha) se as baterias estejam em um recipiente fechado que não tenha uma saída para o gás formado quando elas ventilam, transformando tudo em uma mini panela de pressão. É por isso que a maioria dos locais onde se colocam baterias nos aparelhos eletrônicos possuem buraquinhos para a passagem de ar.

E mesmo ventilar uma bateria não é algo comum e pode ocorrer praticamente em apenas 2 casos:

As baterias são usadas de maneira errada, exigidas além de suas capacidades, excedem seu tempo de vida útil e continuam sendo usadas ou qualquer coisa que as leve além de seu limite;
São de má qualidade, portanto não confiáveis e com especificações muito inferiores às baterias indicadas, podendo sofrer problemas mesmo sob uso normal;
O segundo item é fácil de resolver, não compre qualquer coisa, vá atrás de informações sobre os fabricantes e modelos, não seja mesquinho neste ponto e não economize. Na dúvida compre Samsung 25R, LG chocolate ou Sony VTC 4 ou 5 e você não terá problemas.

O primeiro item é que vamos falar aqui e para isso precisávamos saber sobre a lei de ohm. Agora que sabemos, vamos tratar de apresentar situações práticas.

Quando você precisará aplicar a Lei de Ohm?

Atualmente os aparelhos trazem mais segurança pois fazem todo o trabalho por você com diversos recursos como proteção contra superaquecimento, checagem contra curtos, proteção de sobrecarga, entre outros, impedindo até mesmo que você faça alguma besteira sem querer.

Estes aparelhos representam 90% do mercado portanto é muito provável que você acabe usando um destes, chamados de “mods regulados”. Nestes casos saber a lei de ohms não é obrigatório, porém é bem vindo, principalmente se você planeja usar potências mais altas, acima de 50W. Não só por isso, é sempre bom saber interpretar corretamente a relação entre as informações que o aparelho lhe dá e principalmente o quanto você está exigindo das baterias.

Agora, se você pretende usar os mods não regulados ou também chamados de mecânicos, por não possuírem nenhuma proteção ou chip regulador, é essencial que você saiba profundamente a lei de ohms e suas aplicações, pois não há nada entre você e a bateria para garantir que está tudo certo.

Baterias, o elo fraco

Estamos aprendendo tudo isso para evitar que as baterias explodam (ok, ventilem), isso porque toda bateria possui uma capacidade máxima de amperagem, ou seja, quantos amperes ela consegue aguentar antes de ventilar (vazamento químico) e potenciamente explodir (difícil, mas possível).

Boas baterias possuem em suas características uma capacidade de descarga máxima de 20 amperes de pico, algumas até 30A.

Obviamente que não é bom trabalhar próximo de valores ditos “máximos” então se temos uma bateria que aguenta até 20A é sempre bom subdimensionar para 15A a 18A máximos.

Como não se descobriu ainda uma tecnologia para deixar as baterias mais potentes, para atingir potências maiores a opção foi aumentar a quantidade de baterias nos aparelhos. Hoje temos mods com 2, 3 e até 4 baterias. Uma vez que adicionamos baterias em um dispositivo, a capacidade de potência dele aumenta, pois com mais baterias consegue-se uma maior capacidade também de amperagem pois normalmente soma-se a amperagem das baterias.

Mas como saber quantos amperes estou exigindo da bateria?

Existem duas formas de calcular o quanto estamos exigindo das baterias, uma para mods não regulados ou mecânicos, que são muito mais simples e voltados para usuários experientes e outra para mods regulados, aqueles que tem chip e normalmente tela de LCD ou Touchscreen.

Nos mods não regulados ou mecânicos
Nos mods não regulados ou mecânicos, aplicamos a lei de ohm pura.

Um exemplo: digamos que você pegue seu cigarro eletrônico e coloque nele uma bateria Samsung 25R cuja especificação do fabricante é de carga máxima contínua de 20 A. Você instala nele um atomizador com uma bobina de 0.5 ohms. Como não existe chip para controlar nada, a bateria estará ligada diretamente no atomizador, portanto se ela estiver com a carga cheia, normalmente 4.2V, ao passar pela resistência de 0.5 ohms ela vai produzir cerca de 35 W e puxar 8.4 amperes da bateria.

Se a resistência for bem menor, com 0.2 ohms, a produção será o equivalente a 88 W e 21 amperes, acima do limite indicado.

Nos mods regulados
No mesmo exemplo anterior usando uma bateria Samsung 25R em um mod regulado com uma bobina de 0.5 ohms. Aqui por ter um chip que controla tudo, a amperagem é calculada de forma diferente, é a potência utilizada dividida pela carga da bateria em volts. Como uma bateria normalmente possui 4.2V quando completamente carregada, se usarmos 35 W estaremos exigindo os mesmos 8.4 amperes.

Para garantir fazemos o cálculo com a bateria quase descarregada, com 3.4 volts, para ter uma margem de segurança. Portanto, a 35 W / 3.4 exigiremos no máximo 10.20 amperes.

É por isso que aparelhos com uma única bateria não passam de 80W. Se usarmos 80 W com baterias quase descarregadas vamos exigir algo em torno de 23,5 amperes. A solução para aumentar a potência é adicionar baterias nos aparelhos que hoje já possuem modelos com 4 baterias.

Os famigerados mods mecânicos

Imagem

Acho importante deixar muito claro o quanto mods mecânicos devem ser usados apenas por usuários experientes.

Como já expliquei eles são “mecânicos”, não são digitais, nada além de peças de metal que se juntam para formar um receptáculo para a(s) bateria(s), conectada(s) diretamente no atomizador.

Apertou o botão, toda a carga da bateria será transportada pela resistência e será utilizada a amperagem condizente, não há chip controlando nada.

Normalmente uma bateria recém carregada tem algo em torno de 4.2 volts. Então se você usar uma resistência de 1 ohm você terá uma amperagem de 4.2A, tranquilo não? O problema começa quando sua resistência é de 0.5 ohms, 0.4 ohms, 0.3 ohms. O “mod mecânico” (o tubo de metal sem regulagem alguma) não vai se importar se isso é pouco ou muito, ele vai acionar. Ai a amperagem pula para 8.4 amperes, 10.5 amperes e 14 amperes respectivamente, pois aqui não trabalhamos com potências em watts e sim com a potência que a carga da bateria entrega em volts, começando com aproximadamente 4.2 volts plenamente carregada e diminuindo ao longo do uso.

Sabe quantos amperes são exigidos em uma bateria cheia em uma resistência de 0.2ohms? 21 amperes! E de uma resistência de 0.1 ohm? 42 amperes, também conhecida como “vão-se os anéis…e os dedos também”…

Portanto, desde que você saiba calcular a amperagem usando a Lei de Ohm, mesmo que utilize mods mecânicos, tudo vai dar certo.

Use a Lei de Ohm, evite a Lei de Murphy

Imagem

Você compra qualquer microondas ou pesquisa antes? Sabia que um chuveiro pode te matar? Garanto que até pra comprar pasta de dente você deu uma lida na embalagem. Cigarro eletrônico não é diferente, tentemos minimizar os riscos.

Como disse lá em cima, aparelhos não explodem, baterias podem fazer o aparelho explodir (na verdade hoje em dia qualquer coisa pode explodir se o cara souber caprichar bem no mau uso). Aparelhos de má qualidade podem funcionar sozinhos, o botão de acionamento pode travar, a sua regulagem ou controle de temperatura podem não funcionar, entre tantas outras coisas, portanto compre aparelhos de marcas consagradas e de modelos já testados e aprovados.

Claro que não é para ser paranoico, caso contrário meu fogão pode explodir, meu computador pegar fogo (isso já me aconteceu, de verdade, com direito à labareda e tudo, mas é outra história), meu carro estourar os quatro pneus ao mesmo tempo, mas o que eu posso sim é me precaver fazendo uma boa compra e principalmente realizando boas manutenções.

E em matéria de manutenção, compre um carregador decente para suas baterias e não deixe para carregá-las quando elas esgotarem por completo, é sempre bom carregar antes da carga se esgotar, isso garante um maior tempo de vida útil a ela.

Ferramentas para a lei de ohm

Existem muitos sites que auxiliam na hora de calcular a lei de ohm. O melhor deles em minha opinião é o site abaixo, que além da lei de ohm também auxilia na produção de resistências, em que você informa grossura do fio, resistência desejada, diâmetro das voltas e ele já diz quantas voltas são necessárias para se obter aquele valor.

http://www.steam-engine.org/ohm.asp
Masson
 
 
Mensagens: 6
Registrado em: Dom Jan 08, 2017 6:42 pm
Localização: Porto Alegre - RS

Re: Saiba sobre a Lei de Ohm

Mensagem por Masson »

O "I" é de Intensity (intensidade) do fluxo de elétrons. É possivel ver por ai algumas formulas com diferentes representações para as constantes como por exemplo "E" para tensão (Electromotive force) e as vezes até U( :?: ). O importante para o vaper é o entendimento do que é cada coisa, ficando mais fácil a utilização do triangulo com as unidades.

Ótimo conteúdo, parabéns!

Imagem
Avatar do usuário
Vaporaqui
 
 
Mensagens: 484
Registrado em: Qui Jan 05, 2017 2:42 am
Contato:

Re: Saiba sobre a Lei de Ohm

Mensagem por Vaporaqui »

Obrigado!
Avatar do usuário
lucasqroz
 
 
Mensagens: 17
Registrado em: Qui Jan 26, 2017 2:32 pm

Re: Saiba sobre a Lei de Ohm

Mensagem por lucasqroz »

Ótimo guia, estou adquirindo meu primeiro Mech e foi muito importante para meu aprendizado.
Responder