Como escolher sua bateria?

Está começando no vapor e precisa de ajuda? Aqui é seu lugar!
Avatar do usuário
thomas
Vaper
Vaper
Mensagens: 111
Registrado em: Qui Jan 05, 2017 6:10 pm
Localização: Londres / UK
Contato:

Como escolher sua bateria?

Mensagem por thomas »

Fala galera!

Este é mais um artigo com a intenção de explicar um pouco mais a respeito de baterias, qual escolher, como ter uma melhor “capacidade” em relação a faixa de potência que você usa em seu aparelho!

Com já sabemos, em um mod não regulado, ou seja, mecânico, o usuário tem que saber o valor da resistência e a voltagem nominal da bateria, e isto SÓ FAZ SENTIDO em um mod não regulado pois é o VALOR da RESISTÊNCIA que irá determinar quantos Amperes vão ser drenados da bateria.

Isto pode parecer entranho, mas em um mod regulado - aqueles com visor e botões onde você ajusta Potência, muda para Modo TC, cheio das firula -, o valor da resistência não significa nada, não para este artigo.

Mods regulados usam conversores DC-DC, um conversor que comumente falando faz com que a voltagem de entrada e saída sejam separadas, em outras palavras, a bateria não é conectada ao atomizador (diferentemente dos mecânicos). Isto significa que, não é porque você tem 3.7V saindo da sua bateria que você terá 3.7V sendo aplicados no seu atomizador.

Portanto, da lei de Ohm tiramos:

Força (W )= Voltgem (V) x Corrente (A), isto significa necessariamente que, ao ponto que a Voltagem cai, a Força obrigatoriamente também vai cair.

Em um mod mecânico – não regulado – a medida que sua bateria vai sendo usada você terá menos Voltagem, consequentemente menos força, e portanto menos vapor.

Em um mod regulado, o chip regulador irá equalizar a Voltagem com a Corrente para obter a Força que você setou no aparelho – Ex., os Watts que você selecionou pelos botões e apareceu no visor.

Portanto, devido ao fato que P(Força) = I(Corrente) x V (Voltagem), quando a Voltagem(V) cai, a Força(P) também cai, mas é ai que a Corrente(I) em mods regulados é aumentada pelo chip regulador, assim você terá “a mesma performance” durante toda a carga da bateria, do começo ao fim.

A equação para corrente (só uma troca de fatores) é:

P = I x V → Trocando os Fatores temos → I(Corrente) = P(Força) / V(Voltagem)

A Voltagem será um parâmetro fixo na equação, mas é claro que se você escolher por fazer qualquer calculo com a Voltagem nominal de 3.7V, tal voltagem não se aplicará ao todo tempo de uso da bateria, pois sabemos que ela sai do carregador com 4.2V e chega de 3.4V até 3.0V, a depender do aparelho.

Com a equação sendo I = P / V você pode escolher uma bateria de 20A para usar em 72W em um mod de 01 Bateria, mas quando a bateria tiver sua voltagem abaixo da voltagem nominal dela (3.6, 3.7V) em alguns casos a “Wattagem” selecionada cairá para 62W e a mensagem “Weak Battery” (bateria fraca) ou algo parecido será exibida no visor do aparelho.

Com isto dito, minha opinião pessoal é que você pode sim escolher sua bateria baseado na Voltagem nominal dela, porém também poderia escolher baseado na Voltagem mínima de uso da mesma, que você poderá checar na tabela mais abaixo.

Alguns mods podem usar baterias em série ou em paralelo.

• Em Série
As baterias, sejam 02, 03, 04, são conectas e o mod terá o dobro, o triplo ou o quadruplo da Tensão, ou Voltagem, como queira. A vantagem disto é que, com mais Tensão ou Voltagem, o regulador irá drenar MENOS Amperagem de suas baterias. Porque? Porque é assim que funciona, é assim que está na fórmula da Lei de Ohm. Voltagem e Amperagem são grandezas inversamente proporcionais, quando um sobe, o outro desce.
Untitled-1_zpsqvshtos7.JPG
• Em Paralelo
As baterias, sejam 02, 03, 04, são conectas e são vistas pelo mod como se fossem uma só, ou seja, o mod terá o dobro, o triplo ou o quadruplo de Amperagem e de Descarga Contínua da bateria, porém, mantem a Voltagem no seu valor Nominal! A consequência disto é a inversa uma ligação em série, mais Amperes serão drenados das baterias ao invés de mais Volts.
Untitled-2_zpsjemjbt95.JPG
Portanto, seja em Série ou em Paralelo o mod alcançará o mesmo resultado apenas de uma forma diferente, Mods em Série irão trabalhar em Voltagem maior e Amperagem menor, e Mods em Paralelo irão trabalhar em Amperagem maior e Voltagem menor.

Algumas pessoas defendem que um mod em série com 02 baterias tem menor autonomia que um mod em paralelo com 02 baterias. A teoria diz que não. Mas na prática, mantendo os mesmos valores de potência e resistência usada isto pode se diferenciar para menos, ou para mais, a depender da eficiência do chip usado.

Exemplo – Valor hipotético da bateria, não me joguem pedras, é apenas para justificar melhor, e para enxergar melhor a tabela abaixo, então, vamos ao exemplo!

Você usa um RX200S e não vapora a mais de 90W, e como o RX200S usa 03 baterias em série, você escolheu 03 Baterias de 3100mAh com 10A de descarga contínua, e você terminará no final das contas com 3100mAh e 3.1V x 03 = 9.3V! Sim, sabemos que é pouco, mas, 90W com 03 baterias de 10A é seguro? É! Mas somente até 90W! É para você fazer isto? Não! É só um exemplo, segue a tabela para você entender melhor! Todos os valores são baseados no valor mínimo de trabalho, 3.1V.
Untitled-3_zpsd3mwtsvx.JPG
• * Descarga contínua da bateria
• ** Voltagem mínima de trabalho
• *** Tipo de fechamento, se em Série (Sé), se em Paralelo (Pa) e número de baterias.


Os cálculos para chegar nestes valores da tabela foram feitos acima. Cada mod tem um CutOff diferente, uns 3.0V, outros 3.1V até 3.4V.

Resta então por sua parte, descobrir qual é o valor de Voltagem de corte do seu aparelho, e aplicar os cálculos para ter noção se sua bateria foi bem escolhida, ou, se na próxima compra você escolhe outro modelo!

Vape Safe!
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
▶ Instagram - @darthvaperbr
▶ Facebook - http://www.facebook.com/groups/darthvaperbr
Responder