Sou novato, então gostaria de me apresentar e ver se a comunidade daqui pode me ajudar com algumas dúvidas que tenho sobre o vape. Vou dividir minhas perguntas em tópicos para facilitar.
Tenho 31 anos e comecei a fumar quando tinha 14. Sempre fui um fumante moderado (cerca de 10 cigarros por dia), fumando um maço quando combinava o tabaco com o álcool aos fins de semana.
Nunca tentei parar com o cigarro seriamente. O tempo máximo que fiquei sem fumar somou uns sete dias. À época eu estava tomando bupropiona, receitada pelo psiquiatra para tratar uma depressão. Esse remédio auxilia tabagistas a pararem de fumar e como eu estava desempregado e não tinha dinheiro para comprar cigarros, resolvi parar, mas acabei voltando.
O motivo que me leva a parar com o cigarro nesse momento é um problema de saúde muito incômodo e que tirou todo o meu prazer de fumar, o que me leva ao primeiro e asqueroso tópico:
A. Catarro

Não sei exatamente quando comecei a produzir catarro de forma constante devido ao fumo. Acredito que começou há uns dois anos. No início passei por períodos em que expelia catarro ao tossir -- isso durava uma semana ou alguns dias -- eu continuava a fumar normalmente e o problema ia embora e, depois de um tempo, voltava. Nos últimos meses, no entanto, a produção de catarro se tornou constante. Passei a andar sempre com guardanapos nos bolsos pra limpar o catarro que expelia através da tosse. A produção de catarro é maior logo depois de acordar e, durante o dia, a situação melhora. O catarro causa falta de ar e, às vezes, uma certa dor ou incômodo no pulmão. É desesperador acordar no meio da noite ou pela manhã sem ar. Somado a isso, sofro de asma. Durante a infância tive muitas crises asmáticas. Com onze anos me mudei de São Paulo para o interior e nunca mais tive problemas, mas a asma não tem cura e, sendo fumante, ela acabou retornando quando eu tinha por volta de 28 anos. As crises asmáticas não me fizeram parar de fumar. Quando meu peito chiava eu usava uma medicação que você aspira, chamada Symbicort (fumarato de formoterol di-hidratado budesonida). A atuação do remédio é muito rápida e eu o utilizava uma ou duas vezes por dia. Várias vezes eu estava com o peito chiando, usava o remédio e segundos depois acendia um cigarro. Eu nunca considerei a asma como um problema muito grave e, durante minha vida adulta, nunca cheguei a parar no hospital por causa de alguma crise. Meu pai também é asmático e nunca fumou (ele utiliza essa mesma medicação com a mesma frequência que eu ou até mais frequentemente). Além do que, eu passo diversos dias sem ter nenhum problema asmático. O que me fez querer parar com o cigarro, realmente, foi o catarro. O que me leva à primeira pergunta:
1. O vape também causa produção de catarro ou muco nos pulmões? Não tenho como ter certeza, porque não parei totalmente com o cigarro, mas produzi muco logo após vaporar um juice com nicotina. Talvez a nicotina líquida, ao ser aspirada, provoque produção de muco. Alguém teve ou tem problemas com isso?
B. Efeitos da nicotina

Acho difícil mensurar exatamente qual o efeito da nicotina pura no organismo e se ela é o principal fator de vício pra mim no tabaco. Uma vez, na primeira tentativa pra parar de fumar, usei um adesivo de nicotina e, no início, senti um certo prazer, mas, depois de alguns minutos, senti uma ansiedade crescente e um certo mal estar e acabei arrancando o adesivo fora.
Nunca entendi esse papo de que o cigarro relaxa ou aplaca a ansiedade. Pra mim ele sempre causou o efeito contrário. Depois de fumar seus batimentos cardíacos aceleram. Tenho alguns problemas de ansiedade desde a adolescência e já tive várias crises de ansiedade e de pânico tendo como gatilho o cigarro ou ingestão em excesso de cafeína. Por isso aprendi a evitar o cigarro quando me sinto muito ansioso. Não sei se a nicotina sozinha provoca esse efeito.
No momento estou usando um EGO CE5 (canetinha) com o juice Liqua Bright Tobacco com 18mg de nicotina por ml.
O problema é que eu não me sinto nem um pouco saciado com esse cigarro eletrônico e ainda sinto bastante vontade de fumar o cigarro comum. Estou fumando de um a três cigarros comuns por dia. A quantidade de fumaça que o CE5 produz me parece boa/suficiente, mas é preciso puxar muito e durante muito tempo. Essas puxadas longas e fortes de ar me causam dor de cabeça. O sabor da essência também é muito fraco, quase imperceptível. A nicotina não parece me saciar e o cigarro eletrônico dá um incômodo na garganta, como se fosse um pigarrinho. Acredito que essa dose de 18mg/ml seja muito alta, mas talvez ela seja feita pra essas canetinhas mesmo. Pelo que li, se eu fumar 18mg/ml num vape bom eu vou morrer de overdose de nicotina com uma tragada, já que o pessoal recomenda começar de baixo, com 3mg/ml. Como venho do cigarro, a sensação de throat hit pra mim é gostosa e esperada, mas só consigo dar uma tragada com um bom throat hit com a canetinha umas três vezes por dia, então a experiência é muito desalentadora.
2. Tenho uma tia que largou o cigarro e foi para o eletrônico. Ela estava com um mod no natal e eu fui experimentar, mas não consegui usar / tragar. Tentei três vezes e tossi muito todas as vezes. Pelo que vi essa tosse / irritação é causada pela nicotina -- estou certo? Dá pra superar isso e aprender a tragar com o tempo?
C. Upgrade

Tendo o que disse anteriormente em conta fui dar uma estudada sobre os vapes. Fiquei um pouco incomodado com a quantidade de coisas que você precisa entender e saber pra usar essa parada. Todo o lance de atomizadores, mods, resistências etc. Pra ser honesto, achei o lance todo um porre. Eu só queria um negócio que funcionasse. Achei esse lance de escolher potência e temperatura da fumaça nos mods um negócio surreal. Apesar disso, eu estaria disposto a comprar um, se a experiência for realmente muito melhor do que essa porra dessa canetinha.
Se você teve a bondade de ler meu relato até aqui, peço gentilmente uma ajuda para escolher um modelo inicial de vape que me dê saciedade.
Estou pensando em um Vaporesso VECO ONE Plus Starter Kit 3300mAh ou similar. Esse tipo de vape precisa trocar a resistência e o algodão com frequência? Esse vape é categorizado como AIO ou tipo caneta, certo?
Outra opção seria o Vaporesso Revenger Kit (ou similar / outro que vocês recomendarem pelo mesmo custo benefício). Vi um cara no Facebook que comprou um pelo preço do VECO ONE Plus (cerca de R$180), importado através de um site (levou um mês pra chegar aqui). Entre ele e o VECO ONE são dois mundos muito diferentes?
Se eu precisar trocar a resistência do vape com frequência, o que eu preciso comprar pra fazer isso? Um kit de ferramentas, aquela paradinha pra montar a resistência em cima e testar a amperagem e o algodão?
Uma coisa que eu acho muito incômoda nos vapes é o barulho / assobio que ele faz ao tragar. O barulho me lembra o assovio que meu remédio pra asma faz e acho meio barra pesada. Também acho que incomoda quem mora junto. Já é frescuragem, mas não tem nenhum que seja silencioso ou menos barulhento, né?
Bom, agradeço de antemão a atenção da comunidade. A galera daqui parece ser muito gente boa e prestativa. Se alguém puder me ajudar, ficaria muito grato.
Abração e bom ano a todos!